Como limpar a escova de dente do bebê

É bastante comum nas mães de primeira viagem a insegurança e algumas dúvidas sobre cuidados com o bebê. A higiene é algo que muitas se preocupam, afinal, a falta dela podem causar doenças e problemas para o pequeno.

A higiene bucal é um exemplo importante a ser mencionado e hoje falaremos sobre isso.

Melhor tipo de escova e creme dental

Quando nascem os dentes esse é o momento de se iniciar a higienização. A escova precisa ser macia e de cabeça pequena, de modo que alcance facilmente todas as partes da boquinha do seu baby.

Enquanto a dentição for de leite o uso do creme dental deve ser sem flúor. Quando seu filho aprender a cuspir todo o creme dental, aí ele estará apto a usar uma pasta com flúor. Evite pasta de dente com sabores, pois isto pode incentivar a criança a querer engoli-la e que poderá provocar diarreia e vômito.

Foto: Beowhitedent

Foto: Beowhitedent

Higienização da escova de dentes

Não adianta apenas lavar e retirar o excesso de água da escovinha. A limpeza deve ser diária, através de produtos que contenham ação antimicrobiana, semelhantes aos de enxagues bucais. Os mais eficazes para desinfecção são os que apresentam digluconato de clorexidina, em concentração de 0,12%.

Leia também: Dicas para a criança parar de roer unhas

Na boca existem aproximadamente 900 espécies de bactérias, as quais são capazes de sobreviver por 24 horas entre as cerdas. Agora imagine a importância dessa limpeza!

Cuidados com a escova:

  • Guarde o enxaguante bucal em uma embalagem spray de vidro ou de plástico.
  • Borrife nas cerdas e na cabeça da escova, pelo menos uma vez ao dia. O ideal é após escovar os dentinhos e pela noite.
  • Dentro do armário do banheiro – guarde a escova e nunca a deixe sobre a pia, pois o banheiro é o lugar que mais está sujeito à contaminação por micro-organismos.
  • Pela manhã, antes de usar a escova, lave-a em água corrente, pois ajudará a retirar as bactérias mortas.
  • Bata o cabo da escova na pia, para eliminar o excesso de água. Não use a toalha de rosto para secá-la, principalmente se ela já estiver um tanto úmida.
Foto: Gettyimages

Foto: Gettyimages

Não esqueça:

  •  A escovação de seu filho deve ser após as refeições, no mínimo, 3x ao dia.
  • Depois da higiene bucal ser feita, não dê alimentos para a criança.
  • Troque a escova dental de 3 em 3 meses ou quando perceber que as cerdas estão gastas.
  • Poderá habituar seu filho a usar o fio dental, desde quando apareçam os primeiros molares.

O mais relevante é ensinar seu filho a escovar sempre os dentes, da maneira correta, criando uma rotina de bons cuidados bucais.


  • Add Your Comment

    *