Quando ensinar a criança a amarrar o tênis?

Amarrar os cadarços é algo muito simples para os adultos, até que eles se lembrem da infância e do quanto isso foi difícil de aprender. O ato de amarrar o tênis é algo muito importante para as crianças. Mais do que uma conquista, mostra independência, liberdade, auto-controle e evolução cognitiva. Saiba como ajudar seu filho a cumprir essa missão:

Operação complexa

A amarração do sapato é uma atividade complexa, que envolve vários passos, dentre os quais conseguir segurar as duas pontas até depois formar e apertar o nó. Para conseguir amarrar o cadarço, a criança precisa desenvolver várias habilidades, como a motora, a percepção visual, a noção de espaço, de tempo e a sequência de movimentos. Isso tudo começa acontecer por volta dos cinco ou seis anos.

Leia ainda: Dicas para ter uma gestação mais tranquila

Foto: 2.bp.blogspot.

Foto: 2.bp.blogspot.

Estimulando a criança

A criança deve ser estimulada tanto por sua família quanto na escola. Uma técnica bastante usada por educadores é ensinar uma etapa de cada vez. Primeiro, comece mostrando para seu filho como ele deve segurar e alinhar os cadarços. Depois, vem o momento de aprender a dar um nó. O próximo passo é fazer o laço. Aos poucos, a criança vai memorizando cada uma das ações e conseguindo unir cada um desses passos. Outra coisa: ela deve treinar bastante.

Os pais, além de ensinar, precisam ter bastante paciência para ensinar tudo quantas vezes forem necessárias.

O processo pode demorar

Como falamos acima, a paciência é fundamental, já que a criança pode demorar um pouco para aprender a amarrar seu tênis por completo. Nestes casos, ter paciência é muito mais do que ensinar tudo várias vezes. Os pais não devem ficar irritados com a demora e acabarem amarrando os cadarços por seus filhos. Tem mais: nada de comprar tênis com velcro ao invés de cadarços.