Dicas para ter uma gestação mais tranquila

Mesmo com todas as transformações trazidas pela gestação e tendo que lidar com seus sintomas característicos, é possível passar os nove meses da espera pelo bebê de forma bastante tranquila. Isso significa também levar a vida de forma normal durante a gestação, realizando tranquilamente todas as tarefas do dia a dia – respeitando seus limites, é claro. Para tanto, basta seguir algumas dicas simples e hábitos mais saudáveis. Veja a seguir:

Alimentação

Muito se fala sobre a alimentação durante a gestação, e ela é realmente muito importante. A alimentação saudável e equilibrada é capaz de garantir mais energia e disposição e de aliviar sintomas como enjoo e prisão de ventre. Além disso, o cuidado com a dieta é fundamental para que o bebê receba todos os nutrientes de que necessita.

A mulher deve fazer de cinco a seis refeições diárias. Ela deve também consultar seu médico para saber se há necessidade de suplementação de vitaminas.

Leia ainda: Como perder os quilos extras da gestação

dicas para uma gestacao tranquila

Hidratação

A hidratação é igualmente importante. Recomenda-se de seis a oito copos de água todos os dias. Os sucos naturais também são muito bem-vindos. Devem ser evitadas cafeína e bebidas artificiais como refrigerantes.

Nada de álcool

A gestante não deve ingerir qualquer quantidade de álcool durante a gestação, já que não existem níveis seguros. Isso vale não só para cerveja, mas também para vinho, champanhe, uísque etc. O cigarro também deve ser imediatamente cortado caso a mulher seja fumante. Mais do que isso, é necessário evitar ser fumante passiva.

Exercícios

Os exercícios ajudam a manter o peso da mulher e a diminuir o inchaço, dentre outros benefícios. Eles devem ser liberados pelo médico. Mas, de maneira geral, caminhadas, hidroginástica e yoga são ótimas atividades para as gravidas.

Boa noite de sono

Durante a gestação, é importante descansar bem, dormindo cerca de oito horas todas as noites.