Quando começar o desfralde noturno do bebê?

Aos poucos, com o crescimento do bebê, é possível deixá-lo por alguns períodos sem fralda durante o dia. Mas, como promover o desfralde noturno? As mães precisam de paciência, pois esta tarefa pode não ser tão fácil e rápida quanto gostariam, já que o pequeno vai passar várias horas sem ir ao banheiro. Veja a seguir algumas dicas:

Quando começar?

O desfralde noturno deve acontecer após seis meses de sucesso obtido com o desfralde diurno, que é mais fácil. Você pode considerar que seu bebê já pode passar a noite inteira sem fraldas quando ele acordar todos os dias de uma semana sequinho durante a tentativa do desfralde noturno.

 Leia ainda: Meias de compressão para gestantes

Dicas para o sucesso do desfralde noturno

O desfralde noturno exige algumas táticas, importantes para que seja bem sucedido. Veja a seguir quais são elas:

  • Antes de o bebê se deitar, leve-o para fazer xixi;
  • Aos poucos corte o hábito do bebê dormir mamando, pois isso com certeza vai encher sua bexiga e fazer com que faça xixi durante o sono;
  • Proteja a criança quando tirar a fralda. Compre tapetes higiênicos, facilmente encontrados em pet shops, ou coloque um plástico entre o lençol e o colchão. Isso vai evitar que ele acorde todo molhado – e também vai evitar que xixi vaze pelo colchão;

Como tirar a mamadeira na hora de dormir

Esta pode ser a parte mais difícil, e vai exigir criatividade dos pais. Retire a mamadeira gradualmente, e distraia a criança contando uma história para ela dormir ou colocando uma música relaxante no quarto para estimular o sono. Para que a criança não fique sem o leite, ofereça-o mais cedo e em um copo, o que não vai atrapalhar o desfralde.