Qual creme dental usar em crianças?

Esta parece uma questão simples, mas não é. As crianças não devem utilizar qualquer creme dental, isso porque quando pequenas elas não sabem cuspir a espuma e acabam engolindo. Quando a pasta em questão possui alta concentração de flúor, como as pastas indicadas para os adultos, a criança pode desenvolver a fluorose, caracterizada por mancas permanentes nos dentes.

O melhor creme dental para as crianças

As crianças podem utilizar creme dental com flúor, desde que a substância esteja presente em pequena quantidade. A recomendação mudou, pois antes cremes dentais com flúor não eram indicados até que as crianças atingissem os dois anos de idade.

A mudança se deve a um fato alarmante: o grande aumento da cárie nos pequenos. Segundo pesquisas, 25% das crianças já teve cárie mesmo antes de chegar ao jardim de infância. A pasta ideal é aquela que realmente apresenta pequena quantidade de flúor (1000 ppm de flúor). Assim, a substância não faz mal para a formação dos dentes nem para a criança que não consegue cuspir e engole a pasta.

Leia ainda: Como escolher o canguru correto para o bebê?

Foto: sermaeetudo.

Foto: sermaeetudo.

A quantidade ideal

Para os pequenos, a quantidade de pasta de dente deve ser minima, correspondente a mais ou menos um grão de arroz cru. Isso deve começar a ser feito após o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê. A escovação com esta quantidade de creme deve ser feita duas vezes por dia até que o bebê atinja os três anos de idade.

A fluorose

Caso as crianças utilizem cremes dentais com altas quantidades de flúor, elas podem apresentar fluorose, caracterizada por um problema no esmalte do dente que provoca manchas permanentes.

Antes dos primeiros dentinhos

Vale lembrar que antes do nascimento dos dentes a higienização deve ser feita com pano úmido para evitar infecções e já acostumar a criança ao ritual.