Dúvidas sobre os dentinhos do bebê

Os pais ficam encantados quando percebem que os primeiros dentinhos do bebê estão surgindo. No entanto, esta fase exige muita paciência e alguns cuidados específicos para as crianças. Leia a seguir mais detalhes:

Prevenção das cáries

Sim, os pequenos não estão imunes às cáries: elas também podem aparecer em seus dentinhos recém-nascidos. As cáries surgem da desmineralização do dente devido ao consumo de sacarose sem a higienização bucal constante e adequada. A sacarose está presente em excesso em chocolates, balas, chicletes, leite e outros tantos alimentos que os pequenos gostam. Não é que eles não devam comer nada disso, é que devem fazer a higiene bucal correta, com escovação e fio dental sempre.

Leia ainda: Nomes para bebês meninos que estão na moda

Mamadas noturnas

As mamadas noturnas podem causar cáries nos bebês. Não é necessário que elas sejam suspendidas, mas a orientação continua valendo: é preciso higienizar corretamente os dentinhos das crianças.

Foto: sonomafamilylife.

Foto: sonomafamilylife.

Antibióticos podem prejudicar a formação dos dentes?

Os antibióticos não podem prejudicar os dentes de leite, mas sim os dentes permanentes da criança. Entre os 0 e os 4 anos de idade, são formados os dentes permanentes. Os dentes de leite, embora apareçam bem depois, são formados durante a gestação. Se durante o uso de antibiótico nessa idade a criança apresentar febre, é possível que a temperatura alta prejudique as células que vão formar a camada mais externa do dente, afetando sua mineralização. Assim, os dentes poderão nascer fracos ou com manchas. Por isso é necessário sempre consultar o médico do bebê para que ele faça a avaliação correta e prescreva medicamento seguro.

Ida ao dentista

O bebê deve visitar o dentista quando sua boca começar a se encher de dentinhos. O profissional fará constantemente avaliações para verificar se a saúde dos dentes está em dia. Além disso, os pais devem apresentar a seus filhos a escova de dentes e o fio dental (quando os dentes começarem a nascer próximos uns aos outros) e estimular a higienização bucal.