Quais vacinas a gestante precisa tomar?

As gestantes precisam redobrar os cuidados com a saúde, e isso vale também para as vacinas. Quando estão esperando um bebê, as mulheres não podem tomar algumas vacinas, então devem prestar atenção e conferir a carteirinha de vacinação antes de engravidar. Veja a seguir todas as instruções necessárias:

Importância das vacinas

Apesar de algumas vacinas não poderem ser tomadas durante a gestação, é imprescindível que a gestante esteja protegida durante os nove meses. Algumas doenças, se adquiridas nesse período, podem prejudicar a gravidez, comprometendo a saúde de mãe e bebê.

 Leia ainda: Dicas para armazenar leite materno

Vacinas que devem ser tomadas antes da gestação

A rubéola, por exemplo, pode ser muito grave. Causada por um vírus, pode causar má formação fetal se adquirida no primeiro semestre da gravidez. Sendo assim, é importante que a mulher esteja vacinada há pelo menos três meses quando engravidar.

O mesmo vale para a hepatite b, que pode ser transmitida ao bebê no nascimento. A vacinação deve acontecer no minimo seis meses antes de a mulher engravidar.

Vacinas permitidas durante a gravidez

A vacina da gripe é uma que pode ser tomada pela mulher durante a gestação, seja qual for o mês – principalmente no inverno. Além de proteger a mãe, ela protege ainda o bebê. Algumas vacinas combinam proteção para a gripe comum e também para a H1N1.

Outra recomendação para a gestante é a vacina contra o tétano, mesmo sendo pequeno o risco de o bebê adquirir a doença. A partir da 20ª semana, a Sociedade Brasileira de Letras recomenda à gestante a Dtpa, que protege contra tétano, difteria e coqueluche.

A vacina contra a febre amarela não é recomendada na gestação, mas se a gravida for viajar para áreas de risco ou que exigem a vacinação, o médico deve ser consultado para que avalie o quadro.


  • Add Your Comment