Primeira visita ao pediatra – O que perguntar?

A primeira visita ao pediatra pode deixar as mamães um pouco ansiosas: é que são muitas as dúvidas e as questões para serem perguntadas? Como não esquecer de nada? O que é mais importante saber? Veja a seguir algumas dicas:

Quando deve ser a primeira consulta?

O ideal é que a mulher já deixe marcada a primeira consulta antes mesmo de deixar a maternidade. Ela deve acontecer nos primeiros dias de vida do bebê, entre o sétimo e o décimo.

O pediatra já sabe que os pais comparecerão ao consultório cheios de dúvidas, por isso não tenha pressa: a consulta certamente vai durar mais tempo que o habitual. Além de examinar o bebê, ela vai servir para um bate-papo bastante esclarecedor.

Leia ainda: Primeiros passos para engravidar

Sem vergonha

Os pais devem aproveitar o momento com o profissional para esclarecer tudo o que acharem necessário, sem ter vergonha de perguntar qualquer coisa. Lembre-se que é a saúde do bebê que mais importa.

Dúvidas mais frequentes

Dentre as dúvidas mais frequentes das mães está a amamentação: muitas se sentem inseguras e têm medo de não estarem alimentando seus bebês da maneira correta. No entanto, a pesagem do bebê vai mostrar se ele está ganhando peso, o que vai indicar que está tudo bem.

Outra questão recorrente é em relação ao cordão umbilical, que vai cair em alguns dias. Depois disso, é necessário fazer a limpeza correta do umbigo da criança até que ele cicatrize.

Leve todos os exames ao médico

É importante comparecer à consulta médica com todos os exames realizados no bebê enquanto ele esteve na maternidade. Além deles, leve também seus exames feitos durante a gestação.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Os exames

Quanto aos exames, não se preocupe. O médico vai não só pesar como analisar todos os detalhes e partes do corpo do pequeno para verificar se ele está se desenvolvendo corretamente.