Principais cuidados no início da gestação

A gestação exige da mulher muitos cuidados para que os nove meses corram bem e para que o bebê cresça com saúde e se desenvolva adequadamente no útero materno. Se você está pensando em engravidar ou se está nas primeiras semanas, veja algumas dicas importantes:

Cuidados fundamentais para os primeiros meses da gravidez

Exames pré-natal

Antes de qualquer coisa, escolha um ginecologista de confiança para acompanhar e cuidar de sua gravidez. Se você não tiver um, peça indicações para amigas e familiares que já tiveram bebês. Depois disso, faça todos os exames necessários para o bom andamento da gestação. Aqui, já é possível detectar algumas deficiências que podem ser facilmente corrigidas e que vão fazer toda a diferença para o desenvolvimento da criança.

Leia ainda: Cuidados com o bebê no inverno

Alimentação saudável e equilibrada

A alimentação é fonte direta de nutrientes para seu bebê, por isso ela devem ser equilibrada e saudável. Tenha uma dieta rica em frutas, legumes e verduras. Prefira carboidratos integrais e não deixe de fora leite e derivados.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Se exercite

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios: controlam o peso, liberam serotonina, reduzem riscos de diabetes e hipertensão, diminuem inchaço e dor nas costas. Fale com seu médico e pratique atividades leves como caminhada, pilates, ioga, hidroginástica.

Não tome medicamentos por conta própria

A automedicação pode ser perigosa, mesmo se você já estava acostumada com determinado medicamento antes da gestação.

Nada de cigarros e bebida

Assim que souber que está gravida, cigarros e bebida devem ser totalmente cortados da vida da gestante. As substâncias presentes em ambos pode causar aborto e parto prematuro, dentre outros prejuízos para o bebê.

Aproveite para descansar e relaxar

Principalmente durante o início da gestação, é normal que a mulher se sinta mais cansada e menos disposta para algumas atividades. Sendo assim, ela deve aproveitar para descansar, relaxar e recuperar as energias.


    1. Avatar
      claudiana souza brito 6 de junho de 2015

    Add Your Comment

    *