Piercing no umbigo na gestação – Faz mal?

You are currently viewing Piercing no umbigo na gestação – Faz mal?
Foto: Momjunction

Piercing no umbigo na gestação – Faz mal? Veja mitos e verdades:

De todas as partes do corpo em que as pessoas usam piercing o umbigo costuma ser a mais comum e a mais popular. No geral, o local é mais “aceito” por quem vê e tido como “normal” pela sociedade. Muitos consideram o piercing no umbigo charmoso, sexy e estiloso. Principalmente para as mulheres que exibem uma barriguinha chapada.

Mas, charmes à parte, se você está grávida ou estiver na tentativa de engravidar talvez seja melhor adiar a vontade de colocar o acessório no umbigo.

Piercing no umbigo na gestação – Faz mal?

“A mulher até pode usar piercing no umbigo durante a gravidez. Porém, após a vigésima quarta semana de gestação, a distensão abdominal é maior e algumas complicações podem ocorrer. Nós orientamos a retirada nessa fase.”

A afirmação é do doutor Xenofonte Paulo Rizzardi Mazzini – ginecologista, obstetra e professor universitário.

Piercing no umbigo na gestação  Faz mal
Foto: Momjunction

“Se a mulher não estava usando o piercing no umbigo antes de engravidar, normalmente sugerimos que ela o faça após o período puerperal”, sugere o obstetra. “Mas, se mesmo com essas orientações o desejo for muito grande, a gestante nunca deve fazer após a segunda metade da gravidez.”

Segundo ele, em qualquer pessoa, os cuidados com a higienização do local em que o piercing foi colocado são muito importantes. “Mas no caso da grávida, existem algumas modificações locais e sistêmicas que podem levar a processos inflamatórios prejudiciais à saúde da gestante”, ressalta o doutor Mazzini.

Leia mais: Cuidados com a pele durante a gravidez

Com o crescimento da barriga, a pele vai esticando, ficando cada vez mais difícil manter uma higienização precisa do local do piercing. Com o passar dos meses também é comum surgirem desconfortos em relação ao acessório. Além disso, o aparecimento de algumas irritações na pele pode levar a infecções mais graves. Por isso, todo cuidado é pouco!

Piercing no umbigo na gestação Faz mal
Foto: Durak

O mais indicado é que o piercing seja retirado do umbigo alguns meses antes da mulher engravidar, buscando a cicatrização do furo antes da barriga começar a crescer. Isso porque mesmo que o piercing seja retirado do umbigo no começo da gestação o furo costuma se alargar.

Outra questão é que em casos de partos cesarianos o piercing terá que ser retirado de qualquer forma, pois o uso desses metais próximo ao local do corte (incisão) é proibido.

Por isso, mamães, aguardem o puerpério (período que compreende o parto e o estado de saúde da mulher voltar às condições normais) para colocar um piercing ou tornar a usá-lo. O ideal é que o acessório seja feito de materiais mais nobres, esterilizados e que não tragam reações alérgicas.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta