É normal o umbigo ficar para fora no final da gravidez?

Aqui está mais uma dúvida das gestantes: é normal que o umbigo fique para fora durante a gestação?

São muitas as mudanças físicas promovidas pela gestação e que às vezes podem deixar a gestante confusa ou preocupada. Veja a resposta abaixo:

Umbigo para fora

Neste caso, não há motivo para preocupação. É sim muito comum e normal que o umbigo da gestante fique um pouco para fora, o que se evidencia a partir do terceiro trimestre, quando a barriga da mulher começa a ficar maior.

O que ocorre é que o crescimento do útero pressiona os músculos do abdome, empurrando-os para frente.

Como a musculatura da região, inclusive do umbigo, é mais fraca, essa pressão faz com que o umbigo salte para fora do corpo, ficando mais saliente.

Quando as mulheres possuem o umbigo raso ou já um pouco saliente, tudo fica ainda mais acentuado com o crescimento do bebê e da barriga.

Leia ainda: Sinais de perigo na ginástica durante a gravidez

O umbigo pode também não saltar

Algumas gestantes, já com a barriga bem crescida, não apresentam umbigo para fora.

Isso ocorre porque os umbigos destas mulheres eram mais profundos. Assim, mesmo pressionados ao máximo pelo útero, não chegaram a ficar salientes. Então, isso é normal também.

Quando tudo volta ao normal?

É bastante comum vermos gestantes exibindo suas barrigas com umbigos saltados por aí.

E elas parecem não se importar nem um pouco com isso. Então, faça o mesmo. Aproveite todas as belezas e sensações únicas desta fase da vida.

Tudo vai voltar ao normal, ou seja, o umbigo voltará a ser como antes algumas semanas após o parto.

No entanto, se o umbigo demorar a voltar e a mulher sentir dores no local, é necessário procurar um médico, pois uma hérnia umbilical pode ter se formado na região.

Avalie este conteúdo!