Search
Search
X

Odontopediatria: quando levar seu filho ao dentista pela 1ª vez

A odontopediatria é a especialidade da odontologia destinada ao cuidado bucal de bebês e crianças, assim como de pacientes especiais

Odontopediatria são os dentistas especializados no trato com as crianças verificam, entre outras coisas, o desenvolvimento dos dentes de leite, a mastigação e a correta função fonética. Além disso, cuidam da prevenção de cáries e outras doenças bucais, assim como também ensinam sobre os procedimentos para cuidados diários relacionados a higiene bucal.

A partir de que idade posso procurar esse profissional?

A recomendação é que os pais levem os bebês ao odontopediatra assim que nascerem os primeiros dentes, o que geralmente ocorre entre os seis meses e um ano de vida da criança. A partir daí as visitas devem ser periódicas, idealmente realizadas a cada seis meses. Levar a criança ao dentista desde cedo, além do tratamento e prevenção de quaisquer problemas bucais, faz com que ela se acostume com essas visitas e perca o medo, já que é um procedimento normal e necessário.

Muitas gestantes, principalmente grávidas do primeiro filho, também procuram os odontopediatras. (Bebelu)

Essa prática é benéfica como forma de conhecimento e aprendizado, já que o odontopediatra poderá passar informações importantes sobre o cuidado bucal que os pais devem ter com os bebês, mesmo com os recém-nascidos, que também precisam de assepsia bucal. O odontopediatra é apto a ensinar como proceder com esse cuidado e tirar outras dúvidas que os pais possam ter.

Importância de procurar um profissional qualificado

É extremamente importante levar a criança a um profissional qualificado e especializado em odontopediatria, pois o tratamento é diferenciado e o dentista estará acostumado aos receios da criança. Além disso, ele terá mais propriedade e conhecimentos sobre sintomas e questões relevantes ao tratamento bucal de cada idade, visto que os cuidados e crescimento dos dentes de leite, assim como a formação do maxilar das crianças são diferentes dos adultos.

tudo sobre odontopediatria

(OeOe.vn)

Ir ao dentista não precisa ser uma tortura

Apesar de todo o medo que envolve a ida ao dentista, seja pelo receio de dor ou pelos aparelhos utilizados, que possuem formas nada convidativas, a ida ao dentista pode se tonar até um passeio didático e divertido para a criança.

As primeiras vistas, geralmente, são para conhecimento do profissional e explicações preventivas. Por esse motivo, costumam ser curtas, com média de meia hora de consulta. O odontopediatra, no primeiro momento, verifica a dentição, se há mais dentes por nascer, inchaços na gengiva e se já há cáries ou outros problemas passíveis de tratamento.



O que é Odontopediatria

(Nasci Pra Ser Mãe)

Por serem especializados no atendimento de criança, costumam ser muito pacientes e estão acostumados a acalmar o nervosismo e mesmo o choro de bebês e crianças. É comum que utilizem bichinhos ou outras formas lúdicas para explicar sobre a correta escovação, crescimento dos dentes e informações relevantes, por isso os pais podem ficar tranquilos com relação às consultas e também devem passar essa tranquilidade para a criança, mostrando para ela que a consulta é uma coisa normal, necessária e até mesmo divertida.

Cuidados com os dentes começam em casa

Significado de odontopediatria

(Mor İnci)

Os pais devem estimular a higiene bucal em casa, assim como exigir que a assepsia também seja feita na creche ou escola. A criança deve entender que os cuidados com os dentes devem ser diários, sempre ao acordar, antes de dormir e após as refeições.

Comprar escovas coloridas, cremes dentais específicos para a idade (que geralmente possuem cores e sabor convidativos) podem ser boas formas de incentivar as crianças a prestarem atenção no cuidado com a higiene bucal. Brincadeiras de dentista, fingir a escovação de bonecas e bichinhos também são práticas que estimulam a criança a enxergar a importância desse cuidado e fazem com ela crie uma rotina de assepsia.

Odontopediatria: quando levar seu filho ao dentista pela 1ª vez
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*