O uso de colírio durante a gestação

O colírio parece ser algo totalmente inofensivo, certo? Errado. Quando seu uso ocorre durante a gestação pode não ser bem assim. É que os colírios podem afetar a gestação, sendo prejudiciais para o bebê e para sua formação.

Colírios antibióticos e anti-inflamatórios
Algumas mulheres podem ficar com os olhos vermelhos e irritados durante a gestação. Para solucionar o incomodo, acabam usando colírios sem orientação médica. O grande problema é que os colírios antibióticos e anti-inflamatórios podem provocar graves problemas ao bebê, inclusive defeitos congênitos.

Leia ainda: Quando é possível descobrir o sexo do bebê?

Foto: blu.stb.s-msn

Foto: blu.stb.s-msn

Colírio vasoconstritor
O colírio vasoconstritor é comumente utilizado para irritação nos olhos. No entanto, ele pode contrair os vasos sanguíneos da placenta, que nutrem o bebê. Essa diminuição de nutrientes pode fazer com que o bebê tenha algum tipo de problema ao longo de sua vida. Os prejuízos também chegam às mulheres: o uso continuo e em grande quantidade pode elevar a pressão arterial, provocar alterações nos batimentos cardíacos e predispor à catarata.

Ainda mais cuidado na gestação
O cuidado das mulheres deve ser redobrado na gestação porque a alta concentração de hormônios sexuais faz com que o metabolismo hepático dos medicamentos se altere, ficando mais concentrados na corrente sanguínea.

Como cuidar dos olhos avermelhados?
Os olhos avermelhados na gestação ocorrem pelo aumento da produção de hormônio estrogênio. Os sintomas são olhos ardendo, coçando e queimando, com visão embaçada e muito sensível, até lacrimejante. Uma maneira de melhorar tudo isso é por meio da dieta, que deve ser rica em ômega 3.

Sempre consulte seu médico
Durante a gestação, o uso de medicamentos necessita de mais cuidado que o habitual. Durante a espera pelo bebê, a mulher não deve utilizar qualquer medicamento sem receita médica, por mais inofensivo e simples que ele possa parecer. Por isso, sempre consulte seu médico.


  • Add Your Comment

    *