Como aliviar a congestão nasal durante a gestação

Você sabia que a congestão nasal pode ser comum durante a gestação? Mas, a solução mais utilizada, o descongestionante, não pode ser utilizado durante a gestação, já que pode causar alguns problemas à mulher. Veja como se livrar do problema de maneira segura:

Congestão nasal na gravidez

A congestão nasal pode se tornar recorrente durante a gestação porque o aumento do volume de sangue circulando no corpo da mulher juntamente com tantas transformações hormonais que ocorrem no período faz com que líquido se acumule na mucosa nasal. O problema é mais comum no final da gestação, quando começa o terceiro trimestre. Assim, a mulher poderá apresentar nariz entupido mesmo não estando com gripe ou resfriado.

Leia ainda: Como escolher o nome do meu filho ou filha?

Nem todas as mulheres sentem

A congestão nasal como resultado da gravidez acontece com todas as gestantes, mas pode não ser sentida por todas elas devido a vários fatores, como a configuração do septo, a posição utilizada na hora de dormir, o tamanho da barriga e a arcada dentária.

Não use os descongestionantes tradicionais

Os descongestionantes tradicionais não devem ser utilizados pelas gestantes. Eles realmente causam o alívio imediato do sintoma, mas podem causar alteração no batimento cardíaco da mulher e diminuição da passagem sanguínea pelos vasos, o que prejudica a chegada de oxigênio e nutrientes ao bebê.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Como aliviar?

Para o alívio seguro, limpe o nariz utilizando soro fisiológico. Também é preciso deixar o ambiente bastante úmido, o que facilita a respiração. Para isso, coloque toalhas molhadas no quarto antes de dormir, por exemplo, ou ainda bacias repletas de água.

Dê preferência, na hora de dormir, para se posicionar do lado esquerdo. Use travesseiros para manter sua cabeça levemente elevada, o que vai ajudar.

Se nada adiantar…

Se nada adiantar, não se preocupe. Logo após o parto o nariz congestionado vai embora naturalmente.