Boca amarga na gravidez: o que pode ser?

Sentir a boca amarga na gravidez é algo frequente e motivo de incômodo para diversas gestantes. Apesar de isso não ser motivo de preocupação, já que não provoca danos ao bebê, a sensação pode ser muito irritante para a futura mãe. Entenda o motivo dessa alteração no paladar e como fazer para aliviar os sintomas.

O que significa boca amarga?

A boca amarga pode ser provocada por diversos fatores e estar localizados na boca ou em outros lugares no organismo. As causas incluem o uso de medicamentos, infecções bacterianas, alterações como o hipotireoidismo, o consumo de álcool, entre outros.

Há alguns fatores incomuns que também podem provocar essa mudança no paladar, como a deficiência de zinco ou vitamina B12, além de cirurgia no ouvido e ferimentos na boca ou nariz.

Também há os casos onde esse amargo tem como causa alterações hormonais, o que ocorre durante a menstruação, menopausa ou gravidez.

boca amarga na gravidez quando passa

Entenda a seguir o que provoca a boca amarga na gravidez. (Foto: The40YearOldVirgo)

Gosto amargo na boca na gravidez

A sensação de gosto amargo na boca no período da gestação não afeta todas as mulheres e acontece devido a mudanças hormonais. Esse efeito colateral é conhecido como “disgeusia” e provoca em uma distorção ou diminuição no paladar. Como resultado, a mulher passa a apresentar um gosto amargo desagradável na região bocal.

Apesar de estudos indicarem essa sensação a uma mudança hormonal, os motivos para que algumas mulheres sintam a boca amarga na gravidez ainda não estão devidamente esclarecidos.

enjoo e gosto ruim na boca gravidez

Foto: Dentistry

Causas

Uma das teorias sobre o motivo da boca amarga na gravidez é devido a alteração nos sentidos do paladar e do olfato, que pode ser ocasionado pelo aumento na produção de estrógeno. Além disso, os medicamentos usados durante a gestação (como pílulas hormonais e vitaminas pré-natais) podem resultar no gosto amargo na boca.

A causa também pode ser por conta das papilas degustativas na língua, que apresentam um aumento no tamanho durante a gravidez, resultando assim na alteração do paladar.

Como tirar? 

Uma das maneiras de tirar o gosto da boca amarga na gravidez é tomar sucos cítricos (como laranja e limão). Isso porque, ao ingerir esses sucos, o ph na boca é neutralizado, ajudando também a aumentar a fabricação da saliva.

O uso de fio dental é fundamental e o hábito de mascar balas e chicletes (sem açúcar) contribui para minimizar o incômodo provocado pelo gosto amargo na boca.

remedio caseiro para boca amarga na gravidez

Foto: iStock

Qual o tratamento? Existe um remédio caseiro?

Apesar de não existir um tratamento para evitar a disgeusia, os sintomas podem ser combatidos com a higienização frequente da boca. Escovar os dentes e língua com a utilização de pasta de dente com o sabor de hortelã e tomar bastante água contribuem para minimizar a sensação.

Fazer um gargarejo usando água com bicarbonato de sódio também é uma ótima alternativa. Caso o incômodo seja grande, informe o ginecologista para que seja feita uma avaliação e ele possa indicar uma solução que ajude a combater os sintomas da disgeusia.


  • Add Your Comment