O que fazer se entrar água o ouvido do bebê?

You are currently viewing O que fazer se entrar água o ouvido do bebê?

Os bebês são seres muito frágeis e que precisam de muitos cuidados. As mães de primeira viagem acabam ficando receosas de cometer erros, inclusive durante o banho dos pequenos, uma vez que pensam que a entrada de água nos ouvidos pode causar sérios problemas. Isso é lenda ou verdade? Veja a seguir todas as informações a respeito:

É perigoso entrar água no ouvido do bebê durante o banho?

De acordo com médicos especialistas, não é tão perigoso assim quando a água entra no ouvido do bebê. Ele viveu por nove meses dentro do útero materno repleto de líquido amniótico. Além disso, as infecções de ouvido em bebês com menos de um ano são muito pouco comuns.

 Leia ainda: Receitas de papinhas de Natal para bebês

Pode dar dor de ouvido?

A otite externa, causada pela entrada de água no ouvido do bebê, acontece quando eles vão à praia ou brincam na piscina. Já a otite interna, causada por vírus, acometem os pequenos quando eles começam a frequentar as creches, por exemplo.

Como dar banho de forma correta

Algumas mães, com medo de que a água entre no ouvido de seus bebês recém-nascidos, evitam dar banho neles, deixando a tarefa para as avós ou tias com mais experiência. Mas não é preciso tanto medo. As mães devem inclinar levemente a cabeça dos pequenos para traz, sempre apoiando-a na palma de uma mão. A água deve ser jogada na direção da testa para a nuca, e logo em seguida passe a mão empurrando a água restante neste mesmo sentido, afastando-a do rostinho e dos ouvidos.

E se acontecer?

Caso entre um pouco de água no ouvido da criança, não entre em pânico. Após o termino da limpeza do bebê enxugue delicadamente suas orelhas e ouvidos com uma fraldinha de pano limpa e seca.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta