O que fazer quando o bebê não presta atenção aos sons

Se seu bebê não presta atenção aos sons ao seu redor nem olha pra você quando você o chama, algo pode estar errado. Os pais muitas vezes ficam tão empolgados com as conquistas diárias do bebê que esquecem de observá-los com mais atenção e cuidado. É necessário que eles acompanhem a evolução dos sentidos, como a audição. Além disso, também é importante estimular. Veja a seguir algumas dicas sobre o assunto:

Teste da orelhinha

O teste da orelhinha deve ser feito em todos os bebês logo após o nascimento. Ele é rápido, indolor e nada invasivo. Ele é importante pois já consegue detectar se o bebê se há alguma alteração na audição do bebê. Caso algo errado for detectado, o pequeno já é encaminhado para especialistas, como otorrinolaringologista e fonoaudiólogo. O teste está disponível em hospitais da rede pública e privada, sendo gratuito na maioria deles.

Leia ainda: Grávidas podem comer qualquer tipo de peixe e frutos do mar?

Foto: static-justrealmoms.

Foto: static-justrealmoms.

Faça o teste

Se seu filho não realizou o teste quando pequeno, saiba que nunca é tarde para procurar um profissional. Se você perceber que seu filho não reage aos estímulos sonoros, exames podem ser feitos para verificar se há alguma possível perda auditiva. Não adie a visita ao profissional: saiba que quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores as chances da criança conseguir se desenvolver plenamente. Se for detectado algum problema, o bebê poderá usar aparelho auditivo, que vai possibilitar que ele tenha uma vida normal.

Estimulando desde cedo

Os pais não devem apenas observar de longe, devem também estimular os sentidos dos bebês desde o início. Uma maneira de fazer isso é conversar com o pequeno, mesmo antes que ele possa entender suas palavras. Enquanto passeia, fale sobre a paisagem. Enquanto troca as fraldas, fale sobre como será o dia, e assim por diante.