O que é a altura uterina na gestação?

Ver a barriga crescendo e aparecendo é o sonho de toda mulher que espera por um bebê. Junto com o crescimento do bebê, também ocorre o crescimento do útero. E, dentre tantos fatores avaliados no pré-natal para saber se está tudo bem com a criança e com a gestação está a altura uterina. Mas, você sabe o que isso significa? Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

Altura uterina

A altura uterina é um critério utilizado para avaliar se o crescimento do bebê está adequado para a idade da gestação, ou seja, para a semana da gestação. A medição da altura uterina é feita com uma fita métrica. A fita métrica mede desde a pelve até o final do barrigão.

Na maioria dos casos, a altura uterina começa a ser medida a partir da 16ª semana de gestação. Em outros, a partir da 20ª semana, quando o útero se destaca do osso pélvico e chega até a altura em que está o umbigo. E, para saber se está tudo correndo bem, utiliza-se a idade gestacional como referência. É fácil: os centímetros de altura uterina devem corresponder à semana da gestação. Por exemplo, na 25ª semana, a altura uterina deve ser de 25 centímetros.

Leia ainda: Ideias para guardar lembranças do seu bebê

Foto: i3.redemae.

Foto: i3.redemae.

Tolerância

Na medida da altura uterina, há uma margem de tolerância de dois centímetros para mais ou para menos. Caso o número obtido não se encaixe no esperado, o médico deverá pedir um ultrassom para verificar se está tudo bem com a gestação.

Altura gestacional baixa

Quando a altura gestacional não corresponde à idade gestacional, o bebê pode estar não crescendo o esperado. Essa restrição de crescimento pode ocorrer por vários motivos, como placenta envelhecida ou hipertensão, problemas que devem ser investigados pelo médico.

Veja a seguir uma tabela:

tabela 1

Foto: trocandofraldas.

Foto: trocandofraldas.