Coceira na barriga durante a gestação, o que fazer?

As estrias são as grandes vilãs da estética da mulher durante a gravidez. E, muitas associam coceira a estrias. Isso está correto? Na verdade não. Leia mais sobre o assunto abaixo:

A coceira é normal? Por que ocorre?

Sim, a coceira na gestação é normal, mas pode ser evitada. O motivo mais comum é a pele seca. Algumas gestantes, porém, por motivos hormonais, desenvolvem pequenas bolinhas pelo corpo, prurido, que também coçam bastante.

Outra possibilidade são alergias.

 Leia ainda: Fantasias de Carnaval para bebês

O que fazer?

A hidratação é a chave para acabar com a coceira. A utilização de cremes hidratantes feitos especialmente para gestantes ajuda a resolver o problema. Os óleos, bastante comuns, atuam evitando a perda de água, mas não promovem a hidratação.

Outra coisa, não utilize pomadas ou qualquer outro medicamento sem conversar com seu médico.

Hábitos saudáveis: fundamentais

Os hábitos saudáveis ajudam a gravidez a ser tranquila. A gestante deve beber bastante água, sucos naturais etc. Além de promover a hidratação, são eficazes para acabar com inchaços e retenção de líquido.

A alimentação equilibrada, repleta de legumes, frutas e verduras, faz com que o organismo funcione bem e com que o bebê receba todas as vitaminas e minerais de que precisa. Ainda fazem com que a mulher mantenha um peso saudável, sem ganhos excessivos. Isso mesmo. Se a preocupação for com a estética e com as estrias, o controle do peso ajuda a evitar estas tão temidas marquinhas.

Problemas relacionados

A coceira exagerada pode ainda não estar relacionada à gestação e sim a problemas dermatológicos, hepáticos, renais etc.

Procure um médico

Conversar com o médico que acompanha a gestação é fundamental em caso de qualquer problema, inclusive coceiras. Ele saberá avaliá-las adequadamente, e caso necessário encaminhar o caso a um dermatologista.