O que comer quando está com enjoo?

Saber o que comer quando está com enjoo é, sem sombra de dúvida, algo de grande ajuda para uma mulher grávida.

Afinal, esse sintoma é comum nos primeiros meses de gestação e causa muito incômodo para quem está à espera de um bebê.

O motivo para os enjoos se deve à alteração nos níveis hormonais, como o aumento da progesterona, deixando o estômago mais lento.

Como resultado, o alimento leva mais tempo para chegar ao intestino, resultando em sensação de enjoo e até vômitos. Para evitar ou mesmo aliviar esses sintomas, o consumo de determinados alimentos pode fazer toda a diferença.

o que comer quando esta com enjoo e vomito

(Foto: Sport Soggy)

Descubra o que comer quando se está com enjoo na gravidez, sucos indicados e dicas do que deve ser evitado pela gestante.

O que comer quando está com enjoo?

A sensação de enjoo é um dos sintomas de gravidez mais comuns. Isso pode comprometer a rotina da mulher, que passa a ter dificuldade na hora de realizar atividades simples por causa do mal-estar.

Porém, é possível amenizar essa sensação incômoda ao consumir alguns tipos de alimentos. Veja as recomendações sobre o que comer quando está com enjoo.

Os enjoos são mais comuns pela manhã, quando o estômago está vazio. Isso pode ser aliviado ao consumir torradas e biscoitos de água e sal meia hora antes de se levantar, já que esses alimentos são digeridos mais rapidamente.

frutas boas para enjoo

(Foto: WomanAdvice)

O gengibre contribui para estimular a digestão, reduzindo a irritação estomacal. A gestante pode morder um pedacinho do gengibre ou então ingerir em forma de biscoito, bala, chá ou suco.

Agrião, rúcula, espinafre e outras verduras de folhas verdes escuras diminuem o enjoo porque promovem o esvaziamento gástrico. Outro motivo para consumi-los é porque são ricos em ácido fólico, nutriente fundamental para o desenvolvimento do feto.

O limão é outra alternativa para o alívio da sensação de náusea. Ele pode ser consumido na forma de chá gelado, bala, adicionado em rodelas em água com gás ou, simplesmente, basta a gestante cheirar o limão.

Manter-se hidratada é importante, principalmente na ocorrência de vômitos. A dica é tomar água de coco, que é rica em potássio. Isso ajuda a equilibrar os líquidos no organismo e a regular a pressão arterial.

Por se tratar de um alimento de fácil digestão, o iogurte ameniza a sensação de enjoo da gestante. O ideal é que ele seja o mais natural possível, sem a adição açúcar e outros tipos de ingredientes industrializados.

O chá de camomila é indicado para o combate ao enjoo e também das dores estomacais. Apesar dos seus benefícios para evitar o enjoo na gravidez, o chá deve ser consumido de forma moderada.

Frutas boas para evitar o enjoo

A banana, por ser um alimento rico em potássio e vitamina B6, é um alimento que ajuda a evitar enjoos e também a controlar vômitos. Além disso, a fruta contribui para o controle dos níveis de acidez estomacal.

Frutas cítricas (como abacaxi, laranja, acerola e caqui) são ricas em vitamina C e amenizam o enjoo na gravidez. Além disso, elas ajudam a fortalecer a placenta e o sistema imunológico da gestante.

O abacate é rico em vitamina B6 e diminui a sensação de mal-estar. Além disso, é um alimento que ajuda a reduzir as cólicas comuns na gestação. Outro benefício da fruta é que ela contém diversos nutrientes que contribuem para a formação do bebê.

Suco contra enjoo na gravidez

A hidratação é importante para a gestante e também ajuda a fornecer vitaminas importantes para o organismo. Por isso, veja quais são os sucos que, além de deliciosos, ajudam a trazer alívio.

Abacaxi e gengibre: Bata no liquidificador 1 abacaxi em pedaços, 1 maço de hortelã, 1 pedaço de gengibre pequeno e 1 litro de água gelada. Lembrando que, para evitar o refluxo, não é recomendado consumir antes de dormir.

Laranja e limão: No liquidificador, bata o suco de 2 laranjas, 1 limão, 200 ml de água e 1 colher de sopa de açúcar mascavo. O indicado é não coar o suco e tomar logo em seguida.

Limonada e gengibre: No liquidificador, bata 2 limões sicilianos (picados e com casca), 1 colher de sobremesa de gengibre ralado e 500 ml de água gelada. Se preferir, use o limão Taiti.

Kiwi e limão: Bata no liquidificador 1 kiwi, 200 ml de água de coco gelada, 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou demerara e suco de meio limão. O indicado é não coar e tomar o suco logo em seguida.

Dicas de como evitar o enjoo na gravidez

Como vimos, a alimentação é um fator importante para evitar o enjoo na gestação. Além de consumir esses alimentos, algumas atitudes também são indicadas para as mulheres que passam por esse momento.

O que é bom comer quando está vomitando

(Foto: Hello Doktor)

Aromas e sabores fortes

Durante a gestação, o olfato e paladar ficam mais apurados, o que contribui para desencadear a sensação de enjoo. Sendo assim, a gestante deve evitar aromas ou sabores fortes, como perfumes e determinados alimentos.

Estômago vazio

Ficar com o estômago vazio faz o enjoo piorar, sendo por isso recomendado se alimentar de intervalos regulares. Por esse motivo, a gestante deve comer ao menos uma fruta ou pequeno lanche de 3 em 3 horas.

Alimentos gordurosos ou com muito tempero

Alimentos gordurosos, muito temperados ou mornos devem ser evitados. A mulher grávida deve dar preferência para alimentos que sejam mais leves, com menos tempero, frios ou em temperatura ambiente.

Falta de exercícios

Fazer uma simples caminhada, ajuda na digestão e a melhorar a circulação sanguínea. Esses são dois fatores que contribuem para minimizar os enjoos e proporcionam a sensação de bem-estar.

Ambientes fechados

Ambientes sem ventilação podem aumentar a sensação de mal-estar. Por isso, prefira se manter em lugares ventilados, já que o ar fresco ajuda a aliviar o enjoo.

Respirar profundamente também contribui para o relaxamento.

Se os sintomas forem muito persistentes e resultarem em vômitos constantes, é preciso ficar atenta. Nesse caso, a gestante deve consultar o obstetra para um possível tratamento, já que pode se desidratar e a saúde do bebê ficar comprometida.

Confira algumas dicas do canal Dr. Igor Padovesi que ensinar a lidar com o enjoo:

Agora que você já sabe o que comer quando está com enjoo, já pode se prevenir e minimizar essa sensação que incomoda tantas gestantes.