Mudança da lua influencia no parto?

Mudança da lua influencia no parto: verdade ou mito?

Será que a “virada” da lua interfere no nascimento dos bebês? Vamos a mais um assunto controverso. E de todos os assuntos sem consenso que envolvem a maternidade, este é um dos maiores. Isso porque existe muita lenda, muita falácia e pouco estudo confirmado em relação ao assunto.

O tema gera discórdia até mesmo entre a própria classe médica. Como não existe comprovação científica e sendo a medicina uma ciência – que lida com a prevenção e o tratamento de patologias e distúrbios que afetam o organismo humano – logo, se não tem aval científico é mito.

Por outro lado, também existem poucos estudos sólidos a respeito do que exatamente desencadeia o trabalho de parto. Os cientistas, em sua maioria, não sabem se é o bebê que faz algo neste sentido ou se é a mãe.

Existem vários fatores que antecedem e confirmam se um bebê está pronto para nascer, principalmente, pelo parto natural (normal): a contagem das semanas, a maturidade do feto, a saúde da mamãe e do bebê, entre outros. Mas, as contrações, as dilatações, o trabalho de parto e o próprio nascimento costuma ser muito peculiar a cada gestação. Tanto que ainda há muitas crenças sobre como a mãe pode ajudar na indução do trabalho de parto.

Mudança da lua influencia no parto?

influencia da lua na gravidez

Foto: Ongezond

O fato é que, mesmo sem teses comprovadas ou explicações aceitáveis do ponto de vista da medicina, algo parece induzir a contração do útero durante a virada de lua, em especial na fase cheia dela.

“Eu acredito que a mudança da lua influencia no parto, sim. Mesmo não havendo comprovação científica”, afirma o ginecologista e obstetra doutor Péricles Bauab, diretor técnico do hospital Mogi Mater. “E geralmente, é na lua cheia.”

A afirmação é baseada em sua vasta experiência como obstetra: cerca de 40 anos de profissão – neste período, ele percebeu o aumento do número de partos durante a lua cheia. Para o profissional, não é mito.

Origem da crença

Além de tudo o que envolve o senso comum, como crenças, tradições, mitos e rituais, alguns estudiosos tentam entender a origem da correlação entre o trabalho de parto e as fases da lua. Uma delas é baseada na afirmação de que na esfera astrofísica ou geofísica a lua influencia o movimento das águas do oceano e dos mares – a maré – e os ventos atmosféricos. Sendo assim, a lua também poderia influenciar o líquido amniótico – que é uma água – movimentando-o e induzindo o trabalho de parto.

Leia mais: Fases do parto normal: quais são?

Mas vejam bem, futuras mamães, isso é uma teoria. A ciência diz que a força gravitacional da lua não pode interferir e nem afetar o corpo humano e por isso, não há comprovação científica ligando as duas coisas. O que pode acontecer é que, geralmente, as pessoas se atentam mais para a lua quando acontece esta coincidência com um nascimento de bebê.

De qualquer forma, mamães, sendo mito ou verdade – se seus bebês nascerem na lua cheia, na crescente, na minguante ou na nova, a fase pouco importa, a chegada dele será mais que especial!


  • Add Your Comment

    *