Coletor Menstrual: Melhores Marcas e Preços

Tudo sobre Coletor Menstrual: Melhores Marcas e Preços.

Dentre soluções alternativas para se livrar dos absorventes comum ou absorvente interno para manter-se limpa e seca durante o período menstrual, está o coletor menstrual, também chamado de copo menstrual, que é um produto feito de silicone, utilizado no interior da vaginal, no canal vaginal.

Como usar o coletor menstrual?

O coletor menstrual deve ser utilizado apenas durante o período menstrual, e a recomendação é ser esvaziado e limpo a cada oito horas, sem ultrapassar, no máximo, doze horas.

coletor menstrual onde comprar

Para colocar o coletor, é essencial que a mulher esteja com as mãos limpas e o produto higienizado. Foto: CureJoy

Para quem tem dúvidas na colocação, é mais fácil para a mulher introduzi-lo no canal da vagina ao se sentar, então, o ideal é sentar no vaso sanitário com as pernas bem abertas e com os músculos vaginais bem relaxados. Como o coletor é muito maleável e flexível, a mulher deverá apertá-lo de modo a formar um “C”, inserindo o produto com a parte arredondada para cima e bem devagar no canal da vagina, até que ele esteja completamente no canal.

Para verificar se o coletor foi corretamente posicionado, a mulher pode tentar girar o copo, segurando-o pela haste. Caso o copo gire com facilidade, significa que foi corretamente encaixado.

Para retirá-lo, a mulher deverá urinar primeiro e secar-se. Após, abrir bem as pernas e segurar a haste, puxando devagar até conseguir segurar também a base do copo. O ideal é retirar o coletor ainda sentada e com cuidado, para que o sangue não transborde e evitar que a mulher se suje. Esvaziar o copo no próprio vaso sanitário.

coletor menstrual prós e contras

Foto: Lunette

Como funciona

O coletor é um produto considerado econômico e higiênico, já que pode ser limpo e reutilizado diversas vezes. Como, se for colocado corretamente, não há risco de vazamento ou odor, é considerado um item seguro e confortável para a mulher.

Para limpeza, deverá ser utilizado sabão neutro e água ou antisséptico. Caso o coletor caia na água do vaso sanitário, poderá potencializar a limpeza imergindo-o em uma mistura de água e água sanitária, enxaguando-o bem antes da reutilização.

 

Prós e Contras

A vantagem da utilização do coletor menstrual é a segurança de que não haverá vazamentos e nem mau odor durante o período menstrual. Pelo formato e por ser feito de silicone, a mulher também não sente nenhum tipo de incômodo com a seu uso. Entretanto, como desvantagem, há algumas contraindicações, caso, por exemplo, a mulher esteja em período de pós-parto, seja virgem ou possua o formato do aparelho reprodutor diferente, com alguma anomalia.

coletor menstrual tamanhos

Foto: Fleurity

Tamanhos

As marcas mais famosas, geralmente, trabalham com apenas dois tamanhos diferentes de coletores, poucas marcas trabalham com uma variedade maior. A variação do tamanho é sutil, com o tamanho menor recomendado para mulheres com menos de trinta anos e/ou sem filhos e o tamanho maior para mulheres com mais de trinta anos e/ou com filhos. Para as marcas que utilizam mais de dois tamanhos, também há algumas mudanças no formato, como a haste maior ou menor e o copo mais ou menos maleável.

Coletor Menstrual: Marcas mais famosas

As marcas mais conhecidas que fabricam coletores menstruais são a Lunette, Inciclo, Fleurity, Lumma, Korui e MeLuna, todas comercializadas no Brasil.

coletor menstrual mercado livre

Foto: Minha Querida Necessaire

Onde comprar o coletor menstrual

Os coletores podem ser adquirido no site das marcas acima, em revendedoras autorizadas, em grandes lojas de artigos de beleza e cosméticos femininos e nos sites de algumas farmácias de grande porte.

Preço

O preço do coletor menstrual tem variações, é podendo sofrer algumas alterações devido a região do Brasil, do estabelecimento de venda e pela diferença das marcas, sendo omercializados, em média, entre R$80,00 e R$170,00.


  • Adicione um comentário

    *