Importância do soninho da tarde do bebê

A maioria dos bebês começa a ficar manhoso após o almoço e início da tarde. Eles podem se tornar irritados com facilidade e chorar sem motivo aparente, já que estão alimentados e a fralda está seca. A solução é uma só: colocar o bebê para dormir.

O soninho da tarde possui muitos benefícios para os pequenos, veja:

O soninho da tarde deve ser cultivado

Especialistas explicam que o soninho da tarde deve ser cultivado pelos pais até que o bebê tenha cinco anos, mais ou menos. O tempo que o pequeno passa dormindo à tarde varia de criança para criança e também de acordo com a idade.

O sono da tarde compromete o da noite?

Esta é uma dúvida frequente, e a resposta é não. O sono da tarde não atrapalha o sono que o bebê deve ter à noite.

 Leia também: Importância do ácido fólico na gestação

Benefícios

Os benefícios são muitos, mas, de maneira geral, podemos dizer que quando o bebê descansa à tarde consegue aproveitar melhor as horas que passa acordado. O cochilo também diminui a ansiedade e as chances de obesidade.

Dormir à tarde ajuda o bebê a ficar mais concentrado em suas atividades, facilita o aprendizado e aumenta a produtividade.

Outro ponto positivo: é durante o sono que as informações aprendidas durante o dia são armazenadas na memória. O sono faz o cérebro repousar e arquivar melhor tudo o que foi aprendido.

Mesmo quando cansados, os bebês podem ficar ansiosos. Por isso, coloque seu filho em um ambiente calmo e silencioso para que ele consiga relaxar.

A ansiedade, mesmo nos bebês, está ligada ao aumento da ingestão de alimentos. Por isso faz sentido dizer que o sono ajuda a prevenir a obesidade infantil.

Os pais também se beneficiam

Durante o sono dos pequenos, os pais podem aproveitar para descansar e repor as energias também.