Como agasalhar o bebê para dormir no inverno?

Bebês quentinhos! Veja como agasalhar o bebê para dormir no inverno:

Você já ouviu falar que os bebês sentem mais frio ou mais calor que os adultos? Pois é, segundo especialistas, isso é um mito. O que acontece é que eles – sobretudo, os recém-nascidos –, não conseguem manter uma temperatura corporal estável, independentemente de estar fazendo frio ou calor.

No recém-nascido, o sistema termorregulador ou a termorregulação (equilíbrio da temperatura interna ideal pelo organismo) é relacionada à própria sobrevivência. Isso porque durante a gravidez, a temperatura intrauterina é mantida de forma adequada por meio de mecanismos maternos. Mas, depois que nascem, os recém-nascidos passam por adaptações para viverem em um ambiente relativamente mais frio que o útero materno.

Uma dessas adaptações é a capacidade de controlar a temperatura do corpo: resfriam-se ou se superaquecem com facilidade. No entanto, se estiver muito frio ou muito calor (condições extremas de temperatura), eles perdem a capacidade de manter o equilíbrio da temperatura corpórea.

Confira nesse vídeo da Dra. Luciana Herrero como agasalhar deu bebê com todo o cuidado e atenção que ele merece:

Como agasalhar o bebê para dormir no inverno?

Agora, que já entendemos fisiologicamente como funciona a temperatura dos bebês, fica mais fácil compreender porque eles necessitam de cuidados em relação às roupas: o excesso ou a falta. Um dos exemplos é que, durante o período de frio, na dúvida, as mamães super agasalham seus bebês. Isso não é correto. O mais indicado é usar uma peça de roupa além da que ele já usa normalmente. Manter o quartinho dele aquecido também é fundamental.

Percebendo os sinais

A transpiração de um bebê não é tão desenvolvida quanto à de um adulto, por isso, é bom observar os sinais que os bebês costumam emitir. Um deles, e o mais frequente, é o choro – principalmente se ele for recém-nascido. Mas existem outros sinais como a pele mais pálida, por exemplo.

agasalho para o bebê

Foto: Flowertreephotography

Isso acontece porque durante os dias frios, os vasos sanguíneos se contraem e a circulação fica menos intensa, buscando não perder o calor. O contrário disso seria a pele mais avermelhada (ruborizada): quando os vasos se dilatam, aumentando o suor e levando o calor embora (um exemplo disso é quando a criança está com febre).

Sabemos que a transpiração é uma forma de ajudar o corpo a perder temperatura. Sendo assim, bebês muito agasalhados, aumentam a transpiração. Além disso, o contato do suor com a pele podem provocar brotoejas.

Outra questão bem comum é as mães agasalharem seus bebês porque percebeu as mãozinhas ou os pezinhos gelados. Este suor pode significar alguma característica circulatória apenas. Se o bebê estiver dormindo bem, sem chorar ou sem reclamar de algum modo, significa que ele não está com frio, afinal, ninguém consegue dormir bem com os pés frios.

Leia mais: Lista completa de enxoval de inverno para bebês

bebê com frio

Foto: Everydayfamily

A cabeça dos bebês é um local de muita perda de calor, tanto nos bebês que têm pouco cabelo quanto nos que têm excesso. Por isso, gorros são indicados. Claro, quando o bebê for para um lugar em que a temperatura estiver mais baixa. Neste caso também é importante proteger as mãos com luvinhas.

Mamães, não deixem que a quantidade de roupa usada na criança gere atrito entre os pais ou familiares. Sempre haverá alguém sugerindo para que você agasalhe mais sua criança. Mas lembre-se, agasalhar demais pode ser prejudicial ao seu bebê, já que a maneira mais eficaz que ele tem de manter a temperatura em equilíbrio é por meio da pele.

Neste caso, quando você cobre a pele além da conta, pode atrapalhar esse mecanismo e levar seu bebê a um estado febril.

Para ele dormir, opte por body de manga longa, calça com pezinho ou m pijaminhas e meias. Para agasalhar o bebê para dormir no inverno, use roupas confortáveis, de preferência de algodão ou de tecidos menos pesados e, observe os sinais!

Avalie esta matéria!

  • Adicione um comentário

    *