Há chances de engravidar menstruada?

Esta é uma dúvida comum a muitas mulheres. Afinal, é possível engravidar enquanto se está menstruada? O corpo feminino e seu funcionamento são complexos, por isso é necessário conhecer bem todas as possibilidades, ainda que pouco prováveis, para evitar uma gravidez indesejada.

É possível engravidar enquanto se está menstruada?

É muito difícil e pouco provável, mas não impossível.

Leia ainda: Dor nas costas após a gestação é normal?

Como pode acontecer

Durante a menstruação, o ambiente vaginal fica bastante impróprio para a sobrevivência de espermatozóides. Mas, se no período o endométrio, que é a camada de sangue que reveste o útero há espera do feto, está se descamando, como a gestação pode ocorrer? O que pode acontecer é a mulher engravidar logo em seguida. Se a mulher tiver uma relação sexual durante a menstruação, pode acontecer de o espermatozoide permanecer dentro do organismo feminino e permanecer até o momento da próxima ovulação. Isso pode acontecer com mulheres que possuem período de menstruação bastante longo ou ciclos menstruais de curta duração.

Foto: sensuosity.co.uk.

Foto: sensuosity.co.uk.

Ciclo menstrual e concepção

Os ciclos menstruais comuns possuem 28 dias. Entre os dias 12º e o 16º dia um novo óvulo amadurece e é liberado pelo ovário. O óvulo sobrevive por mais ou menos 24 horas após sua liberação. Para ocorrer a concepção, é necessário que exista ao menos um espermatozoide na região. Caso não haja e o óvulo não seja fecundado, ele se desmancha juntamente com o endométrio e sai em forma de menstruação.

Durante uma menstruação, um novo óvulo está sendo amadurecido dentro dos ovários. Em ciclos menstruais mais curtos, como os de 22 dias, ele pode ser liberado logo após o início da menstruação e, se a mulher tiver relações, poderá engravidar.

Espermatozoides

Os espermatozoides permanecem vivos no corpo feminino por um período de três e cinco dias.