Gravidez Psicológica – Conheça os sintomas e como identificar

Você com certeza já ouviu falar em gravidez psicológica, não é mesmo? Apesar disso, a maioria das pessoas não conhece bem o problema, nem como lidar com ele. Ele pode trazer muito sofrimento às mulheres, e por isso deve ser encarado com mais atenção pela família e sociedade.

Veja a seguir todas as informações importantes sobre o assunto:

O que é a gravidez psicológica? Por que acontece?

A gravidez psicológica, também chamada de pseudogestação, é um transtorno emotivo no qual uma gravidez é simulada. Quando a mulher deseja muito ter um bebê, ou ainda teme engravidar, pode apresentar os sintomas. A gestação acontece do ponto de vista psicológico.

 Leia ainda: Dicas para fazer bebê dormir a noite inteira

Principais sintomas

Os principais sintomas da gravidez psicológica são aumento do nível de hormônios, aumento do abdômen, enjoo, seios sensíveis e menstruação irregular.

Identificação e tratamento

A identificação do problema acontece por meio de exame, preferencialmente de sangue. Em caso de gravidez psicológica, a psicoterapia é importante. A mulher precisa ser acolhida com carinho e compreensão pela profissional, e o tratamento ajudará a identificar os fatores que causaram a gravidez psicológica.

O tratamento depende de casa caso, o que pode incluir acompanhamento psicológico, psiquiátrico, administração de hormônios e medicamentos para os sintomas.

Reincidência

O problema pode acontecer com mulheres de qualquer faixa etária, mas acomete principalmente as que são casadas e possuem problemas conjugais. A gravidez psicológica pode acontecer mais de uma vez com uma mulher, mas o tratamento diminui muito o risco.

O papel da família

A família tem papel fundamental para a recuperação da mulher. É preciso que ela seja tratada com atenção e amor, sem julgamentos. Caso seja casada, o marido também deve participar da psicoterapia. A família deve evitar ainda fazer pressão para que a mulher engravide, respeitando o tempo e o organismo de cada uma.

Confira um vídeo para esclarecer mais dúvidas sobre o assunto e conhecer casos de mulheres que sofreram com o problema:

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário