Dor de cabeça na gestação

A dor de cabeça é um dos sintomas com o qual a mulher gravida precisa lidar. No entanto, o incomodo pode ser forte e dificultar até mesmo a realização das tarefas básicas do dia a dia. Veja a seguir por que ela acontece e como é possível aliviá-la:

Por que a dor de cabeça acontece?

A dor de cabeça na gestação pode ter inúmeras causas. A primeira delas é a mudança de hábitos. As gestantes podem acabar abandonando coisas e alimentos que não fazem bem mas que antes eram comuns, tudo em nome da saúde do bebê. Outras possibilidades são estresse e cansaço, que são comuns neste período de tantas mudanças.

Por fim, a dor de cabeça pode ser causada por algum distúrbio ou problema de saúde. Quando descobre a gestação (e mesmo antes disso), a mulher deve consultar seu médico para chegar se a saúde está bem.

 Leia ainda: O bebê sente o carinho feito na barriga da mãe

Foto: edc2.healthtap.

Foto: edc2.healthtap.

Enxaqueca

A enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça. Mais intensa, pode provocar intolerância ao barulho, à luz, ao som, enjoos etc. A boa notícia é que a gestação tende a melhorar este quadro. Isso ocorre porque os altos níveis de estrógeno a partir do segundo trimestre aliviam o incomodo. O mesmo vale para o aumento de endorfina, que promove a sensação de bem estar.

O que fazer para evitar?

– Cuide de sua alimentação, ingerindo mais frutas, legumes e verduras e menos alimentos gordurosos, embutidos e altamente calóricos. Faça várias refeições menores ao longo do dia;

– Pratique alguma atividade física leve liberada para gestantes, como caminhadas, ioga, hidroginástica;

– Tente descansar bastante e dormir cerca de oito horas todas as noites;

– Evite lugares muito agitados e barulhentos.