Search
Search
X

Grávida pode tomar café: mito ou verdade?

Durante a gestação, é importante que a mulher esteja atenta à alimentação, que tem uma influência direta na saúde do bebê

O café está entre as bebidas que causam mais dúvidas entre as gestantes: afinal, grávida pode tomar café ou não? Esclareça de vez a dúvida se o café é prejudicial ao bebê ou se isso não passa apenas de um mito.

Gestante pode tomar café: mito ou verdade

A verdade sobre se grávida pode tomar café é que ele não está proibido na gravidez, mas o que os médicos recomendam é que o seu consumo seja feito moderadamente. O motivo é porque o café consiste em uma bebida rica em cafeína, substância que estimula o metabolismo e provoca o aumento do ritmo cardíaco, o que interfere no desenvolvimento fetal.

Além de afetar o bebê, a cafeína pode causar insônia e dores de cabeça na gestante, sem falar no aumento da vontade de fazer xixi por causa do efeito diurético que o café contém. A cafeína ainda impede que o cálcio seja absorvido de maneira eficaz e, por esse motivo, tomar café ou outras bebidas que contêm cafeína podem resultar em anemia.

café para grávidas

Porém, esses efeitos prejudiciais são causados apenas quando o café é tomado em grandes quantidades e frequentemente.

Por isso, o ideal é que o consumo diário da bebida não seja superior a 200 mg, o que é equivalente a cerca de 3 cafés expressos.

Grávida pode tomar café com leite?

Café com leite na gravidez não faz mal ao bebê quando é ingerido respeitando a quantidade diária de café recomendada. O leite é saudável durante a gestação, pois consiste em uma bebida rica em cálcio, proteínas e minerais importantes no desenvolvimento do bebê no ventre materno.

O equilíbrio dessas duas bebidas acaba reduzindo a quantidade de café, evitando o acúmulo de cafeína no organismo. Por isso, o recomendado é acrescentar uma quantidade menor de café ao acrescentá-lo ao leite.

gravida pode tomar café com leite

Foto: Livestrong

Grávida pode tomar refrigerante

Assim como o café, o refrigerante também é uma bebida que contém um alto teor de cafeína, o que faz com que o seu consumo deva ser evitado ou, pelo menos, reduzido.

O gás presente no refrigerante causa um aumento no desconforto gástrico da mulher durante a gestação, o que pode piorar o quadro de azia e refluxo, sintomas comuns na gravidez.

Além disso, como a gravidez acaba por exigir mais do metabolismo da mulher, a absorção do refrigerante pelo organismo é prejudicada, aumentando os níveis de açúcar e resultando no aumento das chances de desenvolver uma diabetes gestacional.



café na gravidez deixa o bebe agitado

Foto: CinchFinancial

Outras bebidas que são ricas em cafeínas e que devem ser evitadas pelas gestantes são:

  • Chá preto
  • Chá verde
  • Chocolate
  • Bebidas energéticas
  • Alguns analgésicos

Café descafeinado pode?

Especialistas afirmam que o café descafeinado na gravidez é mais seguro do que o café comum. Isso porque a maior parte da cafeína é removida, o que minimiza os seus efeitos. Por esse motivo, o ideal é que as mulheres que não conseguem abrir mão de tomar café na gravidez façam a opção pelo descafeinado.

Porém, é bom ter em mente que não é porque o café é descafeinado que pode ser consumido livremente na gestação, pois ele ainda contém cafeína, mas em quantidades menores.

gravida pode tomar cafe descafeinado

Foto: Dreamstime

Café na gravidez deixa o bebê agitado

O consumo de café em excesso durante a gestação pode estimular o feto, já que provoca o aumento no nível de estimulantes na corrente sanguínea.

 A cafeína em quantidades elevadas é perigoso e pode resultar em aborto, pois causa a contração dos vasos sanguíneos. Também pode provocar um nascimento prematuro ou afetar o crescimento do feto.

Mesmo sabendo que a mulher grávida pode tomar café, evite ingerir essa bebida diariamente ou outras que também contêm cafeína em excesso.

Grávida pode tomar café: mito ou verdade?
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*