Grávida pode pintar o cabelo? Tire suas dúvidas:

Grávida pode pintar o cabelo: mito ou verdade?

A gravidez é um período em que a mulher tem muitas dúvidas e incertezas, além das mudanças físicas que ocorrem durante os nove meses.

Além do crescimento natural da barriga, as alterações hormonais fazem com que algumas mulheres sofram mudanças na pele, com surgimento de manchas e oleosidade, e com o cabelo não é diferente.

Podem ser percebidas alterações na textura dos fios, aumento da oleosidade e, felizmente, também é comum que o cabelo fique com aparência mais saudável durante a gestação.

grávida pode pintar o cabelo de outra pessoa

Às vezes pelo incômodo dos cabelos brancos ou por simplesmente querer mudar o visual, a gestante pode desejar pintar o cabelo, o que é uma das questões mais polêmicas durante a gravidez. (Hello Sehat)

Grávida pode pintar o cabelo

Não há muitos estudos que testifiquem o quanto pode ser prejudicial a utilização de tinturas durante a gestação, já que a quantidade da química que é absorvida pelo organismo é pequena. Entretanto, o mais recomendado pelos médicos é que a mulher, caso deseje pintar os cabelos, aguarde no mínimo o segundo trimestre da gravidez (o ideal mesmo é esperar pelo menos até a vigésima semana).

Essa orientação é por conta de que nos primeiros meses o ocorre a formação dos órgãos do bebê, evitando assim qualquer tipo de complicação. Outra orientação é verificar atentamente a composição da tintura, já que componentes como amônia, benzeno ou formol, caso entrem na corrente sanguínea, podem ser prejudiciais para o desenvolvimento do bebê.

	gravida pode pintar o cabelo e fazer progressiva

Foto: StyleCaster

Caso a gestante opte por pintar os cabelos, existem produtos que contém composições químicas mais fracas, ou mesmo poderá utilizar produtos naturais, como a henna. Independentemente da tintura escolhida, o procedimento deverá ser realizado em um ambiente aberto e bem ventilado, para evitar a inalação excessiva do produto. Além disso, deverá utilizar as luvas de proteção e seguir com atenção a orientação da embalagem, evitando assim ultrapassar o tempo seguro da tintura nos cabelos. Enxaguá-los com água em abundância para retirar toda a química também é fundamental.

E então, a grávida pode pintar o cabelo com qual produto? 

Devido às controvérsias, caso a mulher esteja insegura sobre a utilização de determinado produto, o ideal é conversar com o obstetra ou mesmo mostrar a embalagem para que ele avalie qualquer risco e oriente sobre o uso.

	gravida pode pintar o cabelo com tinta a base de agua

Foto: The Balance

Posso pintar o cabelo com tonalizante estando grávida?

Dentre as tinturas, o tonalizante é a mais indicada para grávidas, ainda que seu uso também seja liberado apenas após entrar no segundo trimestre da gestação. Isso se deve ao fato da composição desse tipo de produto não conter tantos metais e ter a duração mais curta.

Grávida pode fazer luzes no cabelo?

Assim como a recomendação do uso de tonalizantes, fazer luzes no cabelo também é uma prática liberada a partir do segundo semestre. É preferível esse tipo de procedimento porque, nesse caso, a tinta não entra em contato com o couro cabeludo, apenas no comprimento dos fios. As luzes deverão ser feitas com no mínimo 1,5cm de distância da raiz e também deverá ser utilizada tintura sem amônia.

 

Grávida pode pintar o cabelo de outra pessoa?

Caso a tintura seja feita em outra pessoa, a gestante, para realizar a aplicação, deverá tomar alguns cuidados para não ter contato direto com a tintura na pele, como a utilização de luvas e roupas compridas, para evitar que a tinta respingue em alguma área descoberta. O procedimento deverá ser feito em um lugar arejado e, se possível, também utilizar uma máscara para evitar a inalação do produto.


  • Add Your Comment

    *