Dicas caseiras para cuidar da beleza na gestação

A gestação é um período de muitas mudanças, por dentro e por fora. São os quilinhos a mais, o inchaço, a sensibilidade, dentre outros. Para lidar com tudo isso, estar com a alto estima elevada faz toda a diferença. Veja a seguir alguns cuidados com a beleza que você pode fazer em casa, sem gastar muito:

Atenção aos cosméticos

Nem todos os cosméticos podem continuar sendo usados durante a gestação. O mesmo vale para alguns tratamentos estéticos, que são contra-indicados na gravidez. Consulte seu médico para saber quais você pode continuar utilizando e realizando sem problema.

Leia ainda: Saúde bucal durante a gestação – Veja os cuidados

Foto: donagiraffa.

Foto: donagiraffa.

Hidratando a pele

A hidratação da pele é fundamental para evitar estrias e para mantê-la bonita e brilhante. Use e abusa de cremes e óleos hidratantes que tenham os seguintes ingredientes na fórmula: amêndoa, argan, macadâmia, vitamina E e aloe vera.

Aproveite os hidratantes para fazer também automassagens, que vão te deixar mais relaxada. Massageie pernas, pés e região lombar, que ficam sobrecarregadas com o peso da barriga.

Pés inchados

Os pés sofrem com o inchaço, principalmente nos meses finais da gravidez. Para ajudar a relaxá-los, coloque os pés em uma bacia ou balde com água quente e sal grosso. Acrescente gotinhas de óleo de lavanda, que ajudam no equilíbrio do sistema nervoso e contribuem para uma noite de sono mais tranquila. Fique com os pés submersos por cerca de 20 minutos. Ao invés de água, você pode ainda utilizar chá de camomila.

Esfoliação

A esfoliação do corpo e do rosto não serve apenas para remover as células mortas. Serve também para ativar a circulação. Utilize produtos sem ácido e não realize a esfoliação nos seios, pois a região já está bastante sensível.

Mais um cuidado com a pele: não deixe de usar protetor solar.