Grávida pode comer sushi hot?

Ama comida japonesa, mas está com medo das restrições alimentares durante a gestação? Veja se, pelo menos, a grávida pode comer sushi hot nessa matéria:

Os peixes crus devem ser evitados durante a gravidez por precaução, mas, afinal, é possível comer o sushi hot, que é o sushi empanado e frito?

Porque o sushi hot é seguro?

Grávida pode comer sushi

O sushi hot é empanado e frito, e é um dos tipos de sushi mais consumidos do Brasil, sendo uma das opções das pessoas que não gostam ou não podem comer peixe cru.

Justamente por isso ele é uma ótima opção para as mulheres grávidas, que têm restrições quanto à ingestão de peixe cru, e, para ficarem com a consciência mais tranquila: grávida pode comer sushi hot! Podem pedir no restaurante sem qualquer preocupação.

Quando ele é frito, passa por altas temperaturas que levam a morte de eventuais parasitas que podem vir a ser responsáveis por uma intoxicação alimentar ou que podem vir a prejudicar o bebê.

Especialistas recomendam que mulheres grávidas somente comam peixe que foi cozido a mais de 60 graus, já que o sistema imunológico das gestantes é mais frágil e suscetível a intoxicações alimentares que podem ter sérias consequências para ela e para o bebê.

O maior perigo é ingerir o peixe cru

Sushis são proibidos na gestação

Foto: RSVP

Ainda não há uma certeza quanto aos perigos oferecidos pela ingestão de sushi de peixe cru durante a gravidez, alguns médicos liberam que suas pacientes comam esses alimentos, já outros têm cautela e preferem orientar as pacientes grávidas a não comerem peixe cru.

Há quem diga que grávidas podem comer peixe cru desde que ele tenha sido congelado anteriormente, pois os parasitas não resistem às baixas temperaturas, mas há também quem diga que nem peixes que tenham sido congelados devem ser comidos crus, pois ainda apresentam riscos para a saúde da mulher e do bebê.

Os cuidados que uma grávida deve ter quando for a um restaurante japonês são:

  • ir a um restaurante ao qual já costumava ir antes da gravidez;
  • limitar o consumo de atum e;
  • não comer peixes como cação, peixe-espada e tubarão.

Na dúvida, o melhor a fazer é evitar comer o peixe cru, e, ao invés disso, pedir o sushi hot quando for ao restaurante japonês, pois o perigo é muito menor já que estarão livres dos parasitas que não sobrevivem a altas temperaturas.

Leia também: 10 alimentos proibidos para grávidas nos primeiros meses de gestação

Grávida pode comer sushi hot?

Foto: Ragun

Além do sushi hot, existem outras opções

O Brasil é um dos países em que existe maior variedade de sushis, então a gestante não precisa ficar somente restrita ao sushi hot caso não queira comer peixe cru.

Existem sushis vegetarianos, de frutas, sushi de peixes defumados, dentre outros que podem ser consumidos por gestantes.

Não vale a pena arriscar a saúde do seu bebê através da ingestão de peixe cru, sendo que existem tantas opções que oferecem segurança e podem, pelo menos, saciar a vontade até que você “dê a luz” e então, possa comer o que quiser.

 Afinal, serão apenas 9 meses que você ficará sem comer peixe cru, depois estará livre de restrições.

Comer sushi hot está, portanto, permitido, pois o alimento está livre de eventuais parasitas que possam atrapalhar a gestação.