Grávida não pode deitar do lado direito? Mito ou Verdade?

Grávida não pode deitar do lado direito? Mito ou Verdade? Descubra!

Encontrar a posição ideal para dormir com um barrigão não é tarefa fácil. Contudo, a questão envolve muito mais do que apenas conforto.

Preocupar-se em dormir na posição correta é muito importante para a saúde do seu bebê. Por isso, continue lendo este artigo e entenda melhor sobre este assunto.

De acordo com uma nova pesquisa realizada na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia,  dormir do lado esquerdo é mais seguro para a saúde de seu bebê.

Dormir do lado direito na gravidez

Quantas horas a grávida deve dormir por dia?

Foto: Gesunde Schwangerschaft

De acordo com os cientistas, as mulheres grávidas que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima no final de sua  gravidez (Como dormir bem em cada fase da gestação) têm duas vezes mais chances de morte prematura do seu bebê do que as mães que dormem sobre o lado  esquerdo do corpo.

Grávida não pode deitar do lado direito? Mito ou Verdade?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 310 mulheres na Nova Zelândia, que estava grávidas e outras 155 que tiveram seus bebês natimortos.

A análise dos casos mostrou que a posição em que a mãe dorme, foi um fator determinante na morte prematura dos bebês.

Uma das possibilidades apontadas pela análise é que, quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração.

Isso reduziria a quantidade de sangue oxigenado que retornar do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê.

dormir de barriga para cima na gravidez

Foto: MediMetry

Benefícios para a gestante em dormir do lado esquerdo 

Além disso, dormir sobre o lado esquerdo, ajuda com que não apareçam as varizes ou que não se retenha  líquido desnecessário, algo muito típico na gravidez, principalmente nas últimas semanas de gestação.

Dormir sobre o lado esquerdo, facilitará a circulação de sangue, capacidade de oxigênio do bebê no futuro e, também, no  conforto da mãe, já no último trimestre podem surgir insônia.

Dicas para dormir melhor na gravidez  

Leia mais: Quantas horas a grávida deve dormir por dia?

-Coloque um travesseiro a mais na cabeça – ajuda a  equilibrar a posição do corpo na cama, além de ajudar na respiração;

-Coloque  um travesseiro entre as pernas, assim o quadril ficará mais encaixado;

-Apoie um travesseiro embaixo da barriga para “segurá-la” durante o sono;

-Compre um  travesseiro em formato de corpo gigante para abraçar toda a lateral do corpo.

Portanto,  grávidas realmente não podem dormir apoiadas no lado direito do corpo, pois aumentam as chances de morte prematura do bebê.

Porque quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração.

O ideal é dormir do lado esquerdo pois é mais seguro para a saúde do bebê. Para dormir mais confortavelmente utilize quantos travesseiros forem necessários.