Como manter a forma durante a gravidez

Durante a gestação, a mulher ganha alguns quilinhos. No entanto, é possível manter a boa forma e não engordar excessivamente. Porém, toda e qualquer atividade durante a gravidez deve ser feita com moderação e com a permissão médica. É que são muitas as alterações provocadas pelo crescimento do bebê dentro do útero, e muitas vezes essas atividades precisam ser adaptadas. Mulheres até então sedentárias, podem começar, aos poucos, a se exercitar também. Os exercícios para mãe e bebê são muitos. Veja só mais detalhes:

Atividade física e alimentação equilibrada

A combinação entre atividade física e alimentação equilibrada é a mais eficaz quando o objetivo é manter a boa forma na gestação. Elas são ainda capazes de proporcionar uma gravidez mais tranquila, saudável e livre dos incômodos comuns.

Leia ainda: Ideias para guardar lembranças do seu bebê

Foto: discoverymulher.

Foto: discoverymulher.

Mudanças provocadas pela gestação

Durante a gestação, o aumento do volume do sangue deixa os batimentos cardíacos mais rápidos e a pressão arterial mais baixa. O pulmão acaba sendo pressionado pelo útero, o que pode dificultar a respiração normal. Os hormônios são responsáveis ainda por relaxar as articulações, o que favorece torções e lesões. Tudo isso precisa ser considerado na hora da escolha de uma atividade física.

Atividades não indicadas

Atividades que ofereçam risco de queda, que exijam movimentos bruscos ou alto impacto não devem ser realizadas pelas gestantes. Alguns exemplos são vôlei e basquete.

Os melhores exercícios

Dentre os melhores exercícios para gestantes estão os realizados dentro da água, que diminui o impacto, como hidroginástica e natação. Ioga é outra atividade relaxante, capaz de lidar com a grande ansiedade sentida. O pilates é outra atividade bastante indicada, já que fortalece a musculatura de mulher, inclusive a pélvica, o que faz com que o parto normal e a recuperação sejam mais rápidos.

Veja algumas dicas de uma fisioterapeuta nesse vídeo: