Gestante pode tomar Buscopan?

Gestante pode tomar Buscopan? Uma das maiores preocupações das futuras mamães durante a gestação é saber quais medicamentos podem ser usados sem causar mal ao bebê. E entre tantos remédios existentes no mercado, o Buscopan é um dos mais usados pelas mulheres e também um do que mais geram dúvidas com relação ao seu uso durante a gravidez.

Confira aqui se você pode tomar Buscopan durante a gravidez e caso precise de maiores esclarecimentos não deixe de procurar seu médico.

O que é e para que serve Buscopan?

Gestante pode tomar Buscopan?

Buscopan é o nome comercial do composto de butilbrometo de escopolamina. Pode ser encontrado na versão oral, comprimidos ou injetável.

Ele funciona como um relaxante e por isso é indicado para o alívio das cólicas intestinais, urinárias, estomacais, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.

O Buscopan inicia sua ação alguns minutos após a ingestão, mostrando resultados em menos de 30 minutos e seus efeitos duram até 8 horas.

Gestante pode tomar Buscopan?

Como não existem estudos que comprovem a segurança do remédio em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Buscopan só pode ser tomado durante a gravidez se existir indicação do médico.

No segundo trimestre da gestação, entre o quarto e o sexto mês, o médico só receitará o medicamento se os benefícios do seu uso forem maiores que os riscos.

Após o sexto mês, o uso de Buscopan pode acarretar problemas no desenvolvimento do bebê e também a possibilidade de hemorragias durante o parto. Tudo isso por conta da dipirona presente no remédio.

Uso de Buscopan Composto na gravidez

Foto: EmbalagemMarca

Já no período da amamentação, o uso deve ser evitado. Estudos indicam que os derivados da dipirona passam para o bebê por meio do leite materno. Assim, se for inevitável o uso de Buscopan, a amamentação só devo ocorrer, como garantia, após 48 horas da última dose.

Sobre o uso de medicamentos durante a gravidez

Quando uma mulher fica grávida, seu sistema imunológico fica mais sensível. Com a imunidade baixa é comum o aparecimento de gripes, resfriados e infecção, sem falar nos enjoos, cólicas e outros probleminhas típicos da gestação.

Para dar conta desses males é necessário, algumas vezes, fazer o uso de alguns medicamentos, tais como anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo, antibióticos.

No entanto, é essencial que, antes de tomar qualquer medicação, a futura mamãe entre em contato com seu médico, pois só ele pode dizer, com total segurança, quais são os remédios que podem ser administrados.

Gestante pode tomar Buscopan?

Foto: Mama&beba

A princípio, são esses os remédios permitidos mais usados pelas gestantes:

  • Ácido fólico
  • Cefalexina: antibiótico
  • Metildopa: controle da hipertensão
  • Paracetamol: gripes e dores de cabeça
  • Vitamina D3

Mas mesmo esses medicamentos não devem ser usados sem o conhecimento do médico. Automedicação é sempre um perigo e todo cuidado deve ser redobrado durante a gravidez. 


  • Adicione um comentário

    *