Como produzir mais leite materno

O leite materno é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável dos bebês. Porém, algumas mães acreditam que, após algum tempo, a quantidade de leite que produzem diminui.

O corpo da mulher produz, na grande maioria das vezes, a quantidade necessária para os bebê, mas outros fatores podem influenciar e acabar atrapalhando, inclusive a alimentação da mamãe e suas condições físicas e psicológicas.

Importância do leite materno

O leite materno possui todos os nutrientes necessários para os bebês. As mães devem amamentar seus filhos até que tenham no minimo seis meses de idade. Até aí, tudo o que precisam é do leite materno.

O leite materno vai também se adaptando às necessidades do bebê, uma vez que com o passar do tempo torna-se mais espesso e gorduroso.

Dicas para continuar produzindo leite materno suficiente

A mulher deve esvaziar uma mama antes de oferecer a outra ao bebê, já que assim o corpo começará a repor o que foi tomado pela criança. Na próxima mamada, a mulher deve sempre começar pela que ofereceu primeiro no ciclo anterior.

É necessário verificar também se o bebê está sugando corretamente o leite, uma vez que a produção também é estimulada desta maneira.

O fator psicológico também pode interferir. A mulher precisa ficar calma e relaxar, a tensão acaba prejudicando a produção de leite. Para ajudar, ela deve descansar um pouco logo após cada mamada, pois o corpo precisa recuperar suas forças.

Um ponto fundamental é a alimentação da mulher. Neste momento, o foco deve ser o desenvolvimento do bebê, então esqueça regimes e dietas. Uma alimentação saudável e equilibrada permite que o corpo possua condições de produzir leite materno. Coma bastante frutas e legumes, massas, batata, arroz, cereais integrais e leite – mas não mais do que meio litro por dia.


  • Add Your Comment

    *