Durante toda a gestação a mulher passa por diversas experiências e situações com seu corpo. Os hormônios mudam, o corpo fica mais lento e pesado, o humor e a alimentação também mudam.
Dentre os vários incômodos que as mulheres passam nessa fase, um dos mais chatos é a enxaqueca. Ela consegue ser traumatizante para a futura mamãe.
A dor no primeiro trimestre é realmente forte devido à mudança brusca dos níveis hormonais. Nos segundo e terceiro trimestres a intensidade da dor tende a diminuir gradativamente até, provavelmente, atingir o fim da enxaqueca.
O que você vai entender aqui é se a enxaqueca pode prejudicar sua gravidez de alguma forma e qual o tratamento adequado.
Sintomas da enxaqueca na gravidez
O sintoma principal é a forte dor de cabeça na região da testa. Às vezes, a dor é tão intensa que a mulher não consegue definir onde dói exatamente.
Outros sintomas:
- A visão turva;
- Náuseas;
- Vômitos;
Infelizmente quando a intensidade da dor é muito forte e não é tratada pode resultar em perda do bebê.
Ainda não foi possível saber porque a enxaqueca se manifesta. Mas ela está ligada às alterações hormonais durante a gestação. Na maioria das vezes, as dores somem ou diminuem após o primeiro trimestre de gravidez.
Como tratar a enxaqueca na gravidez
O que existem hoje são mudanças de hábitos e tratamentos para apenas amenizar a dor. Dentre elas:
- Repouso e relaxamento;
- Compressa com água quente na testa;
- Fazer um escalda-pés;
- Massagem terapêutica;
- Alongamento e ioga;
Todas essas medidas podem aliviar a enxaqueca sem a necessidade de fazer uso de medicamentos. A mudança de hábitos é fundamental para diminuir a incidência da enxaqueca.
- Alimente-se mais vezes ao dia e com menor quantidade;
- Passe longe de comidas gordurosas;
- Faça atividade física;
- Beba bastante água: no mínimo dois litros por dia;
- Evite locais barulhentos;
- Não use perfumes fortes;
- Fuja da exposição ao sol. Use óculos solar quando sair.
Aja conforme orientação médica. O mais importante é prevenir qualquer doença e incômodo antes mesmo da gestação.
Leia mais: Dor nas pernas e nas costas durante a gravidez
Durante os nove meses seguintes tenha cuidado redobrado. Em qualquer incômodo estranho ou fora do normal, avise ao seu médico. Sem tratamento a vida do seu bebê fica em risco.
A mulher que já tem enxaqueca antes da gravidez terá dores mais intensas na gestação. É possível usar alguns medicamentos. Todos de acordo com a orientação médica. Nunca se automedique!