Enxaqueca na gravidez – É perigoso? Qual tratamento?

You are currently viewing Enxaqueca na gravidez – É perigoso? Qual tratamento?
Foto: Babynamequest

Durante toda a gestação a mulher passa por diversas experiências e situações com seu corpo. Os hormônios mudam, o corpo fica mais lento e pesado, o humor e a alimentação também mudam.

Dentre os vários incômodos que as mulheres passam nessa fase, um dos mais chatos é a enxaqueca. Ela consegue ser traumatizante para a futura mamãe.

A dor no primeiro trimestre é realmente forte devido à mudança brusca dos níveis hormonais. Nos segundo e terceiro trimestres a intensidade da dor tende a diminuir gradativamente até, provavelmente, atingir o fim da enxaqueca.

O que você vai entender aqui é se a enxaqueca pode prejudicar sua gravidez de alguma forma e qual o tratamento adequado.

Foto: Babynamequest
Foto: Babynamequest

Sintomas da enxaqueca na gravidez

O sintoma principal é a forte dor de cabeça na região da testa. Às vezes, a dor é tão intensa que a mulher não consegue definir onde dói exatamente.

Outros sintomas:

  • A visão turva;
  • Náuseas;
  • Vômitos;

Infelizmente quando a intensidade da dor é muito forte e não é tratada pode resultar em perda do bebê.

Ainda não foi possível saber porque a enxaqueca se manifesta. Mas ela está ligada às alterações hormonais durante a gestação. Na maioria das vezes, as dores somem ou diminuem após o primeiro trimestre de gravidez.

Como tratar a enxaqueca na gravidez

Foto: Everydayhealth
Foto: Everydayhealth

O que existem hoje são mudanças de hábitos e tratamentos para apenas amenizar a dor. Dentre elas:

  • Repouso e relaxamento;
  • Compressa com água quente na testa;
  • Fazer um escalda-pés;
  • Massagem terapêutica;
  • Alongamento e ioga;

Todas essas medidas podem aliviar a enxaqueca sem a necessidade de fazer uso de medicamentos. A mudança de hábitos é fundamental para diminuir a incidência da enxaqueca.

  • Alimente-se mais vezes ao dia e com menor quantidade;
  • Passe longe de comidas gordurosas;
  • Faça atividade física;
  • Beba bastante água: no mínimo dois litros por dia;
  • Evite locais barulhentos;
  • Não use perfumes fortes;
  • Fuja da exposição ao sol. Use óculos solar quando sair.

Aja conforme orientação médica. O mais importante é prevenir qualquer doença e incômodo antes mesmo da gestação.

Leia mais: Dor nas pernas e nas costas durante a gravidez

Durante os nove meses seguintes tenha cuidado redobrado. Em qualquer incômodo estranho ou fora do normal, avise ao seu médico. Sem tratamento a vida do seu bebê fica em risco.

A mulher que já tem enxaqueca antes da gravidez terá dores mais intensas na gestação. É possível usar alguns medicamentos. Todos de acordo com a orientação médica. Nunca se automedique!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 11 comentários

  1. rosiara

    Estou com 15 semanas e tenhor dores intensas de cabeca,principalmente na Nuca…depois e que vai se espalhando…Acabo tomando Tylenol…

  2. estelamar

    Sinto muita dor de cabeça e vomito moro em uberlandia teria um medico bom para me endicar?

  3. Amanda

    Flor você não pode tomar tylenol por causa do bebê, para dor de cabeça pode apenas o Paracetamol.

  4. Glaucia Reinke

    Amanda, paracetamol é o medicamento genérico do Tylenol. É a mesma coisa. Rsrs…

  5. A ENXAQUECA ACONTECE PORQUE OS NEURONIOS FERVEM. ENTÃO NÃO DEVEMOS USAR BOLSA DE AGUA QUENTE E SIM DE AGUA GELADA PARA AJUDAR A ALIVIAR A DOR NA HORA . RECOMENDAÇÃO MEDICA . POIS JA TIVE MUITA ENXAQUECA .
    O CERTO E BOLSA DE AGUA GELADA OU COMPRESSAS DE GELO .
    ABRAÇOS
    JÚNEA

  6. Regina

    Junéa, está certa!

    Bolsa de água gelada na testa! Me dói a cabeça só de pensar na água quente!! Aaaaiii…

    Tome paracetamol, logo que a dor começar a despontar. Relaxe e deite num quarto escuro… se não passar, tome Paracetamol com Cafeína (Tylenol DC), mas avise seu médico. Nunca tome remédio por conta.
    Se a dor persistir, vá ao Pronto Socorro para a avaliação de um obstetra.

    Agora vou sair do computador, que estou com crise desde ontem… 🙁

  7. Jéssica

    Boa tarde meninas, eu sempre tive enxaqueca, agora estou com 5 meses de gestação e as crises estão sendo diárias. Estou tomando tylenol mas não está resolvendo muita coisa pois trabalho de telemarketing, ou seja: computador, e barulho constante no ouvido. Não estou mais aguentando, os médicos sempre me dão só um dia de atestado, não da pra descansar e estou ficando cada vez mais estressada. ja não sei mais o que faço 🙁

  8. Estou no meu terceiro dia de crise de enxaqueca … paracetamol só aliviou no primeiro dia… ontem não fez efeito nenhum… fiz compressa na testa com um pano molhado frio pra ver se aliviava, mas nada… Hoje vim trabalhar já com a testa latejando, pelo visto vou ter que me acostumar com essa agonia affff… estou de 14 semanas e de saco cheio já.

  9. Isabelle Santiago

    Sofro com enxaquecas desde os nove anos de idade. Hoje tenho 33 anos, estou com nove semanas de gestação e em crise desde ontem, sendo que não é a primeira crise. Vou procurar um neuro na semana que vem, pois não sei mais o que fazer.

  10. Andrielly stefany

    Boa tarde…. estou de quase 4 meses e eu estou tendo enxaqueca direto não são forte mas incomoda. Antes de engravida ja tiver algumas crises e eu comecei a tomar CEFALIV o qie vcs acham

  11. Cristina

    Mulher não pode tomar o cefaliv, este remédio eu tomada antes de engravidar, foi o neurô que mi passou, mas depois q engravidei só o paracetamol mesmo.

Deixe um comentário