Gestação de 1 a 2 semanas

Você está grávida. Nestas duas primeiras semanas e durante todo o primeiro trimestre, você precisará de cuidados redobrados. Existem alguns cuidados que se fazem necessários, para evitar um aborto espontâneo, algo que é muito comum no início de uma gravidez. Mais comum do que se pensa. Porém, mantenha a calma e não fique preocupada e ansiosa com tudo que ler e ouvir, isso também afeta seu estado emocional, que afeta sua saúde e, principalmente, o seu bebê.

Outro detalhe importante: Nenhuma gravidez é igual a outra. Não faça comparações. Isso não é uma competição. Portanto, nada de acreditar que porque sua amiga, mãe, vó ou tia passou por algo, você também irá passar. Fique tranquila e tire sempre suas dúvidas com seu médico. Siga rigorosamente o que ele te pedir ou receitar. É provável que ele te dê algumas vitaminas. Fique também atenta as datas das vacinas necessárias. Leia muito e lembrem-se, nós nunca estamos preparadas, por mais que achemos que estamos.

Gestação de 1 a 2 semanas: desenvolvimento

O bebê

Quando o espermatozoide fecunda o óvulo, forma-se o zigoto ou ovo. Nele estão contidos 46 cromossomos e 48 mil genes, que trazem os fatores hereditários do pai e da mãe. Após 24 horas de fecundação, o zigoto se divide em duas células, que se dividem em quatro e assim por diante. Ele produz um hormônio especial, exclusivo da gravidez, chamado de gonadotrofina coriônica, cuja missão é proteger o feto e colá-lo na parede uterina.

Leia também: 1 mês de gravidez: quais os sintomas?

A mãe

Depois do teste de gravidez confirmar que você está esperando um bebê, você fará a primeira consulta com seu ginecologista do pré-natal.O tempo que você ficará no consultório será, provavelmente, maior do que o normal. Isso porque você e o médico deverão conversar bastante, não sai do consultório com nenhuma dúvida. Ele irá pedir exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. No exame clínico, ele vai medir a pressão arterial, o pulso e verificar seu peso, assim como examinar os seios.

Veja ainda: 2 meses de gravidez, os sintomas mudam?

O pai

A primeira coisa que os pais fazem é escolher o time de futebol do bebê. Obviamente, o mesmo que o dele. Depois disso, ele terá tantas dúvidas quanto ao desenvolvimento do feto quanto você. Além disso, ele terá uma preocupação a mais, a sua saúde.Por isso, toda informação que você encontrar, tente dividir com ele e converse bastante, para que os próximos meses sejam preenchidos com muita alegria, saúde e compreensão. Se o pai fuma, ele não deve, em hipótese alguma, fumar no mesmo ambiente que a gestante.Eu sou uma caixa de mensagem. Clique no botão editar para mudar este texto.

3.5/5 - (4 votes)

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 4 comentários

  1. Daniela Ferreira Machado

    Quero engravidar este ano na metade do ano pra frente. Quero bastante informações a respeito de gestação.

  2. Marcos

    Boa noite me tira uma dúvida… com quantos dias posso saber se realmente sei se minha esposa estar grávida.. como eo processo de gravidez…. fiz amor com ela no dia 1 de Janeiro de 2016…

  3. diego

    menstruei dia 2/11 e 22/11 também(sou regulada não sei pq veio duas vezes) aí sempre fazendo com proteção e etc , e em dezembro nenhum sinal de menstruação aí dia 1 de Janeiro 2017 fizemos com proteção mas fiquei com medo ele não tirou na hora de gozar aí até hoje nada de men… Estou com cólicas peito duro toda hora querendo fazer xixi sinto minha barriga mexendo um pouco em baixo e etc e gostaria de saber se é provável q estou grávida tenho 15 anos e não sei muito como saber os dias se posso estar se já ta formado e etc me ajudem pfv

Deixe um comentário