Dicas de atividades físicas para último trimestre da gravidez

Enganam-se as mulheres que acreditam que não devem realizar qualquer atividade física durante o terceiro trimestre de gestação. O momento do parto está chegando, mas isso não impede os exercícios, que podem fazer muito bem. Basta apenas escolher o mais adequado e respeitar os limites do corpo. Saiba mais a seguir:

Exercícios fazem bem duplamente

Diversas pesquisas já comprovaram os inúmeros benefícios dos exercícios físicos. Elas mostraram ainda que eles não se restringem à mãe e chegam também ao bebê. Por isso, manter-se ativa durante os nove meses é muito importante para mãe e filho.

Leia ainda: Nomes para bebês meninos que estão na moda

Quais os melhores exercícios para o período?

Várias atividades são indicadas para o período e podem ser feitas pela gestante desde que ela tenha a autorização de seu médico. Para começar, o alongamento é muito importante e deve estar presente antes de qualquer atividade física.

No terceiro trimestre, a gravida pode realizar atividades aeróbicas como caminhadas, natação e bicicleta ergométrica. Estes exercícios podem ser feitos todos os dias por cerca de 30 minutos. A musculação também é permitida, com moderação.

Foto: womenshealthandlifestyle.

Foto: womenshealthandlifestyle.

Hidroginástica e inchaço

O inchaço nas pernas e pés é bastante comum durante a gestação. Existe alguma atividade capaz de amenizar o problema? A resposta é sim: a hidroginástica. Debaixo da água, a pressão formada age sobre a circulação sanguínea de maneira semelhante às meias elásticas, reduzindo o inchaço.

Que exercícios devem ser evitados

Alguns exercícios não devem ser realizados pelas gestantes. Antes de mais nada, é preciso avaliar o bem-estão da gestante e verificar se ela está acima do peso, com fortes dores na lombar e se está se cansando facilmente. De qualquer forma, atividades em que a mulher apoia as costas no solo não devem ser realizadas desde o primeiro mês de gestação.