Exames para saber se pode engravidar

Gerar um bebê é um passo muito importante para a vida da mulher. E antes desta decisão é essencial que a futura mamãe saiba do seu atual quadro de saúde e também quais são as suas condições de fertilidade. A consulta ao médico é necessária, só ele sabe quando um organismo está apto para uma gestação.

Leia mais: Principais sintomas da gravidez

As análises para estas condições do sistema reprodutivo são feitas através de exames e testes. Após a consulta a um ginecologista, é preciso fazer alguns exames, os básicos são: Exame de sangue, Papanicolau, exame para Clamídia e HSG (Histerossalpingografia).

Exame de Sangue

Geralmente é realizado um hemograma completo para verificar se a paciente possui anemia, linfoma, infecção ou até mesmo algum quadro tóxico. O objetivo principal deste exame é saber se existe algum desequilíbrio hormonal e conferir a situação da ovulação no corpo da mulher.

Foto: innateresponse

Foto: innateresponse

Papanicolau

O exame serve para a análise do material presente no colo uterino, ele verifica a estrutura e se há alterações nas células. Nele também é possível detectar a existência de HPV e do câncer no útero. Durante a gravidez não se costuma fazer o Papanicolau, por isso é indicado fazer antes da gestação.

Exame para Clamídia

Este exame tem a finalidade de detectar doenças que possam obstruir as tubas uterinas da mulher.

HSG

O Histerossalpingografia é um exame de contraste. Tem como objetivo checar possíveis anomalias e obstruções no útero e nas trompas.

Avalie esta matéria!

    1. Avatar
      POLLYCRISTINADA SILVA 1 de janeiro de 2015

    Adicione um comentário

    *