Esportes para praticar durante a gestação

Os exercícios físicos garantem muitos benefícios à saúde da gestante, inclusive ajudando o corpo a lidar com as mudanças trazidas pela gravidez. Mas, quais exercícios são seguros para a mulher gravida? Veja a seguir algumas das atividades mais saudáveis e benéficas:

Quais são os melhores exercícios para as mulheres gravidas?

Hidroginástica

A hidroginástica fortalece os músculos do corpo sem oferecer riscos à gestante, contribuindo ainda para a boa circulação. Por ser praticada debaixo da água, o impacto causado pela atividade é muito reduzido, o que possibilita que mulheres já com a barriga bem crescida possam fazer. Também podem praticar a hidroginástica mulheres que já tinham bom condicionamento físico, ou seja, que já faziam exercícios, e mulheres que não estavam acostumadas a atividades físicas regulares.

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Natação

A natação também diminui a ação da gravidade sobre a barriga da gestante, deixando-a com a sensação de estar mais leve para fazer a atividade.

Caminhada

A caminhada, por ser leve, também é de baixo impacto. Ela ajuda a aumentar a força, a resistência e a flexibilidade para a mulher, condições que ajudam inclusive na hora do parto.

Yoga

O yoga ajuda a mulher a entrar em sintonia com as várias mudanças em seu corpo trazidas pela gestação e também a aumentar o contato com seu bebê. Os músculos ficam mais relaxados e a flexibilidade feminina melhora.

Pilates

O pilates promove o intenso fortalecimento dos músculos, ideal para mulheres que pretendem ter seus bebês por meio de parto normal. A atividade também contribui para que a mulher tenha uma recuperação pós-parto mais rápida.

Musculação

A musculação, assim como o pilates, fortalece os músculos. A atividade, com o levantamento de peso, deve ser sempre acompanhada por um profissional capacitado. É necessário ter moderação e antes de começar, consulte seu médico. É necessário que ele libere a gestante para a musculação.