Em que fase ensinar o bebê a usar o troninho?

Assim como outras mudanças na vida do bebê, o uso do troninho pode causar estranheza e precisar de paciência por parte dos pais. Porém, como essas mudanças fazem parte do crescimento do bebê e são necessárias, veja a seguir como fazer tudo da melhor maneira:

Qual a idade ideal?

A idade ideal para o bebê começar a usar o troninho é 18 meses. Com 1 ano e meio ele já entende que pode controlar alguns atos, andar sozinho, pegar objetos, comer, pronunciar palavras, então já está pronto para conquistar a autonomia que os troninhos proporcionam.

Leia ainda: Dicas de temas para quarto de bebê

Como começar?

Comece levando o bebê ao troninho ou penico nos horários em que ele costumava fazer suas necessidades. A maioria das crianças sente vontade após as mamadeiras ou refeições.

Além destes momentos, leve o bebê ao penico várias vazes ao dia para incentivá-lo e acostumá-lo, mesmo que ele não faça nada.

A fralda

Mesmo levando o bebê ao penico, no começo é importante também mantê-lo usando as fraldas, pois a criança vai precisar de um tempo para se acostumar. De tempos em tempos, pergunte ao bebê se ele quer ir ao banheiro.

Toda vez que o bebê fizer as necessidades na fralda, leve-o até o banheiro e mostre onde deve começar a fazê-las. Dê descarga na frente dele.

As fraldas podem ser tiradas completamente por volta dos dois anos de idade da criança – mas pode variar.

O que fazer durante a noite?

Os pais devem levar a criança ao banheiro antes de colocá-la para dormir e também durante a noite. Assim, o bebê vai compreender que não deve fazer na fralda e muito menos molhar a cama. Com as idas noturnas ao banheiro, a criança vai treinando e começa aos poucos a segurar.