Como estimular a fala do bebê

A idade com a qual os bebês começam a falar as primeiras palavras é por volta de 1 ano. No entanto, esta idade pode variar bastante, o que depende muito de cada criança.

Apesar do processo individual, existem algumas práticas que os pais podem tentar que contribuem muito para o desenvolvimento da fala. Você sabia, por exemplo, que os bebês começam a desenvolver a fala ainda dentro da barriga das mães?

O início do processo

A partir do quinto mês de gestação, o bebê consegue compreender o ritmo, a intensidade e o tamanho das palavras. A partir daqui ele vai conseguir também identificar as diferentes vozes que o cercam. Por isso é que os pais devem estabelecer diálogos com seus bebês, mesmo antes de nascerem. Os contatos devem ser harmoniosos – brigas podem influenciar negativamente.

Além disso, músicas também ajudam a estimular o bebê, mas elas devem ser prazerosas para as mães – quando isso acontece a grávida libera hormônios de prazer.

Leia ainda: Primeiro passeio do bebê recém-nascido

Os primeiros ruídos

Aos três meses de idade os bebês começam a emitir seus primeiros ruídos, tentando imitar o que dizem seus pais. Dos quatro aos seis meses de idade as crianças conseguem dizer as primeiras palavras, mas de maneira simplificada – como “mã” para mãe e “pa” para pai.

Dos seis aos 11 meses é comum que os bebês expressem-se com uma certa sonoridade, como se estivessem cantando. E, a partir daí é que de fato começam a dizer as primeiras palavras.

De acordo com os especialistas, aos dois anos a criança sabe falar cerca de 50 palavras, e o número sobe para 300 anos três anos.

Confira outras dicas importantes do especialista:

Sinais importantes

Além das idades citadas, observe se seu bebê presta atenção quando outra pessoa está falando, se ele acompanha objetos e compreende comandos. A combinação destes sinais mostra que está tudo bem com ele.