Quem não pode fazer exercícios na gestação?

Os exercícios físicos podem trazer muitos benefícios para as mulheres gravidas. Porém, nem todas as gestantes estão liberadas para a prática de atividades. Veja a seguir mais detalhes e descubra se você está ou não no grupo que possui restrições:

Benefícios

Os exercícios físicos contribuem para a força e a resistência muscular, o que ajuda a “segurar” melhor o peso da barriga que vai acrescer ao longo dos nove meses. Eles ainda preparam o corpo da mulher para o momento do parto e auxiliam com dores nas costas, prisão de ventre, inchaço e na recuperação da forma e na eliminação dos quilinhos adquiridos.

Leia ainda: Cuidados com a moleira do bebê

Contraindicações

Alguns problemas e circunstâncias presentes na gestação podem fazer com que a mulher seja impedida por seu médico devido a riscos que as atividades podem oferecer a mulher e bebê. Mulheres com hipertireoidismo, hipertensão, diabetes tipo 1 (somente quando não controlados), Obesidade, magreza excessiva, anemia severa, bronquite crônica e limitações ortopédicas. Histórico de sedentarismo também pode ser perigoso. Vale lembrar que o ideal é que os exercícios sejam praticados em todas as etapas da vida.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Restrições

Por outro lado, existem alguns pontos que realmente proíbem que a gestante faça exercícios. Alguns deles são: pré-eclâmpsia, ruptura de membranas, gravidez de múltiplos com risco de parto prematuro, sangramento persistente após o sexto mês, doença cardíaca significativa ou doença pulmonar restritiva.

Atividades leves

Os exercícios indicados para gestantes são aqueles leves, que não exigem demais nem forçam além do permitido determinadas partes do corpo. Caminhadas leves, yoga, hidroginástica e pilates são alguns dos que fazem bem às gestantes.

Consulte seu médico

Mesmo que você não tenha qualquer uma das contraindicações ou restrições, procure seu médico antes de começar a se exercitar. Ele vai avaliar se você está preparada e quais atividades pode realizar sem maiores problemas.