É normal o dente do bebê demorar a nascer?

Assim como a primeira palavra do bebê e seu primeiro passinho, o nascimento do primeiro dente é bastante esperado pelos pais. Ver a boca que antes não tinha nenhum dentinho se tornar repleta deles é um processo longo, que pode durar até três anos. Porém, para alguns bebês o surgimento dos dentinhos pode demorar. Mas, isso não significa um problema grave, fique tranquila, mamãe.

O nascimento dos dentinhos

Em alguns bebês mais precoces, o primeiro dentinho nasce aos três meses de idade. Mas, normalmente, na maioria dos bebês, ele surge entre os seis e sete meses. Os primeiros são quase sempre os dentinhos da frente da parte inferior. Até completar três anos, seu bebê provavelmente já terá todos os dentes de leite. Apesar disso, existem outros casos: um a cada 2 mil bebês já nasce com um dentinho, você sabia? Pois é, isso pode acontecer. Por outro lado, também existem os bebês que demoram a ter o primeiro dente.

Foto: Dicas de alimentos que aumentam a fertilidade

nascimento-dos-dentinhos

A demora para o surgimento do primeiro dentinho

A demora no surgimento do primeiro dentinho é muito comum em bebês prematuros. Neles, o primeiro dente pode aparecer por volta de 1 ano de idade. Caso o bebê não seja prematuro, a demora também pode ocorrer. Se o bebê completar um ano sem qualquer sinal do primeiro dentinho, o aconselhável é que os pais o levem a um odontopediatra, que vai realizar uma radiografia para saber o motivo. E o motivo, geralmente, é a gengiva fibrosa.

Gengiva fibrosa

A gengiva fibrosa “segura” o dente, evitando que ele saia. Algumas mães acreditam que os dentinhos “atrasados” são mais fortes, o que não é verdade. O que acontece é que eles acabam sendo expostos mais tarde às bactérias que causam a cárie.