Como aliviar o calor no bebê

Os bebês são bastante sensíveis e precisam estar sempre confortáveis. Assim como devem ser sempre bem agasalhados para não passar frio, os pais devem ficar atentos para que não sintam calor demais.

Sinais de que os bebês estão com calor

Os bebês não conseguem falar, por isso não conseguem dizer por conta própria que estão com calor. Mas, assim como os adultos, eles também podem dar sinais. Os mais comuns são irritação e desconforto. Depois dos três meses de idade, ficará mais fácil saber. Dentre outros sinais, o bebê vai começar a suar quando estiver com calor.

Leia ainda: Direitos do pai na hora do parto

Roupinhas adequadas

Com medo de que as crianças fiquem com frio, os pais costumam exagerar no número de peças de roupa. Mas, nos dias mais quentes é preciso vestir as crianças com peças mais leves, frescas e confortáveis. Ah, nada de roupas apertadas também.

Banhos

Nos dias mais quentes, os pais podem ainda aliviar o calor dos pequenos dando mais de um banho por dia.

Alimentação

Se o bebê já não se alimenta mais exclusivamente de leite e já começou a comer alimentos sólidos, então opções para afastar o calor são sucos de fruta e pedacinhos de fruta fresquinhos. A hidratação neste período é fundamental.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Pode usar ar condicionado? E ventilador?

Sim, se a temperatura for adequada para o bebê, não há qualquer problema em usar as condicionado. A temperatura ideal para os pequenos é 25ºC, que já vai refrescar bem o ambiente. Mas, um ponto importante: quando o ar for ligado, o ambiente precisa ter umidade adequada, o que se consegue com uma bacia de água. Quando se fala de ar, é importante que a manutenção no aparelho seja feita sempre que necessária, incluindo a limpeza dos filtros.

O ventilador também é uma opção, desde que não fique direcionado para o bebê. Ele deve refrescar o ambiente.