Dúvidas sobre o que pode ou não fazer durante a gravidez

As mamães de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas em relação ao que pode e ao que não pode durante a gestação. Mas não só elas. É que os nove meses de gravidez trazem muitas mudanças para o organismo feminino. Para acabar com essas dúvidas, trazemos alguns importantes esclarecimentos a seguir:

Varizes

Na gestação, varizes podem surgir e deixar a mulher insatisfeita. Porém, cirurgias não são indicadas. As varizes trazidas pela primeira gestação tendem a desaparecer, ao contrário das trazidas pelas gestações posteriores. O que os médicos recomendam é que as gravidas repousem com as pernas levemente elevadas, que não fiquem sentadas ou em pé por muito tempo, que usem meias de compressão e que façam caminhadas regularmente.

Leia ainda: Primeiros sinais de uma gravidez

Fazer as unhas

Sim, a gestante pode passar esmalte e tirar a cutícula. Ela deve apenas tomar cuidado com os materiais utilizados e com a higiene do salão. Se possível, leve seus próprios materiais.

Foto: beautyfair.

Foto: beautyfair.

Depilação

A gestante pode continuar se depilando durante a gravidez, seja com cera quente ou com lâmina. A única depilação não indicada é aquela definitiva, realizada a laser.

Pintar os cabelos

A gestante não precisa deixar a raiz crescer ou os fios brancos aparecerem. O único cuidado é não pintar os cabelos durante os três primeiros meses de vida. A tintura deve ser feita a partir do quarto mês. Isso porque é durante o primeiro trimestre que ocorre a formação do feto, inclusive de órgãos importantes.

Descolorir os pelos

A descoloração de pelos do corpo também não é indicada. É que não se sabe ao certo se a absorção das substâncias podem fazer mal ao bebê. Outro motivo para não descolorir é o fato de que a pele fica mais sensível na gestação, mais propensa a irritações e alergias.