Como ajudar o filho mais velho a não ter ciúmes do bebê

Antes era tudo dele: a atenção e o amor dos pais não precisavam ser divididos com mais ninguém. Mas de repente a criança precisa lidar com a chegada de um novo bebê, um irmãozinho.

Além de ver a barriga da mamãe crescer, ele vê um novo quarto (ou até o dele!) ser arrumado, vê a atenção que parentes e amigos dão à mãe e os presentes antes destinados a ele começam agora a chegar também para esta pessoa que ele ainda não conhece.

A mãe, antes sempre disponível, já não pode pegá-lo sempre no colo, por conta do tamanho da barriga e da indisposição normal da gravidez.

Foto: Nameberry

Foto: Nameberry

Não é difícil imaginar que a criança poderá achar que irá perder o carinho dos pais: a pouca idade também significa que seu filho não sabe controlar totalmente as emoções e angústias, e por isso é preciso saber prepara-lo para o momento da chegada do irmãozinho e, principalmente, fazê-lo curtir este momento tão especial.

Leia mais: Primeiros dias do bebê em casa

Muitas crianças voltam nesta fase a fazer xixi na cama, chorar muito, fazer birra e aprontar com o objetivo de despertar a atenção dos pais, tornando-se até agressivas.

Para que a sua segunda gravidez seja tranquila e o seu filho aguarde com ansiedade assim como você a chegada de um novo bebê, Gestação Bebê tem algumas dicas:

Foto: Planetawesomekid

Não esconda nada do seu filho. Desde o início explique que ele irá ganhar um irmãozinho e responda a todas as suas dúvidas, que serão muitas a partir deste momento.

Faça com que ele participe deste momento: quando souber o sexo do novo bebê, peça opiniões sobre nomes. Peça ajuda para decorar o quarto e escolher as roupinhas, além do tema do chá de bebê.

Mostre ao seu filho que precisará da ajuda dele para cuidar do bebê. Na troca de fraldas, peça que ele traga todo o material necessário. Na hora do banho, peça para ele ficar por perto para ajudar na segurança do bebê. Faça-o sentir uma peça fundamental na vida do irmão.

Explique para o seu filho que nos primeiros meses de vida do novo bebê eles não poderão brincar juntos porque ele ainda será muito pequeno, e que nesse período você terá que dar muita atenção para o bebê, porque ele precisa de muitos cuidados, exatamente como foi quando ele mesmo nasceu.

Mostre a ele que ele e o irmãozinho serão grandes amigos e terão muito tempo para brincar juntos, mas que será preciso aprender a dividir os brinquedos e o espaço que antes era apenas dele.

Faça planos. Diga a ele o que vocês farão quando a família estiver maior.