Doenças mais perigosas para gestante

Algumas doenças são especialmente perigosas para as gestantes, oferecendo riscos para a mulher, para o bebê e para a gravidez de maneira geral. Veja a seguir quais são algumas delas, seus principais sintomas e como se prevenir:

Toxoplasmose

A toxoplasmose não oferece risco às mulheres, mas os bebês podem nascer com graves sequelas. A doença, causada por um parasita, é transmitida por fezes de animais como gatos, carnes mal cozidas, legumes crus contaminados. Os principais sintomas são febre intensa, dores musculares, gânglios inchados no pescoço, fortes arrepios.

Os bebês de mães contaminadas podem nascer com sérios problemas de visão, atraso mental, baixo peso, principalmente se a doença for contraída nos primeiros três meses da gestação.

Para evitar a doença é necessário não comer carnes mal passadas ou frutas, legumes e verduras mal lavados. Se a gravida tiver gatos, é importante leva-lo ao veterinário para ver se é transmissor da doença.

Leia ainda: Como saber se o bebê está com cólica

doenças gravidez

Diabetes

A diabetes, causada pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina suficiente para agir sobre a glicose ingerida, é especialmente perigosa na gestação. Antes de engravidar, a mulher que já possui diabetes deve consultar seu médico para a realização de algumas avaliações. Caso o problema surja durante os nove meses, o acompanhamento médico continua se fazendo extremamente necessário.

Rubéola

Provocada por um vírus, é contagiosa e caracterizada por manchas e erupções na pele, que começam na face e se espalham pelo restante do corpo, febre e gânglios inchados. A doença é muito grave, principalmente se for adquirida durante o primeiro trimestre da gestação, com riscos sérios para o bebê, como de nascer com problemas cardíacos, surdez e encefalite. Para se proteger, a mulher deve se vacinar, o que deve acontecer antes da gestação – com antecedência mínima de três meses.


  • Add Your Comment