Gestante pode dirigir até que mês

A gestação é um assunto cercado por mitos e informações muitas vezes incorretas que acabam por confundir – ou prejudicar – mamães de primeira viagem. É importante que as gestantes busquem se informar para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

A questão da direção é um assunto que divide opiniões: alguns dizem que as grávidas não devem dirigir, outros dizem que elas podem enquanto forem capazes. Mas, você sabe qual a opinião dos especialistas? Veja a seguir e tire suas dúvidas:

Mulheres grávidas devem dirigir até o 8ª mês de gestação

Na realidade, não há contra indicações expressas para gestantes saudáveis, e sim uma recomendação que leva em conta as mudanças normais decorrentes da gestação no corpo feminino. A recomendação considera também os sintomas naturais que a espera de um bebê provoca nas mulheres.

Especialistas recomendam que as gestantes dirijam até os oito meses de gestação, e evitem a direção depois disso.

Algumas mulheres, porém, não se sentem bem dirigindo desde o início da gestação devido ao desconforto causado pelos enjoos e posteriormente pela  dificuldade em encontrar uma posição confortável.

Vale lembrar que quando a gravidez é de risco ou a mulher possui alguma complicação, o médico responsável é quem deve avaliar.

 Leia ainda: Melhores cosméticos para usar na gestação

Perigos para gestantes

Dirigir pode tornar-se algo perigoso para gravidas, pois como o peso, a barriga e o cansaço aumentam, a mulher pode ter seus reflexos alterados.

Além disso, após o oitavo mês, o risco de risco de sofrer um trauma no abdome aumenta, já que a barriga cresce e o volante tende a ficar sobre ela. Uma colisão, neste caso, poderia provocar o deslocamento da placenta e causar problemas ao bebê.

Recomendação para gravidas

Quando as gestantes realizarem viagens longas, é importante parar diversas vezes para que possam andar um pouco e melhorar a circulação sanguínea.