Os bebĂȘs, por serem frĂĄgeis e estarem ainda em processo de formação e desenvolvimento, necessitam de cuidados redobrados quando o assunto Ă© saĂșde.
Existem alguns problemas graves que podem afetar os pequenos, como Ă© o caso da temida pneumonia. No entanto, com a prevenção adequada Ă© possĂvel mantĂȘ-los bem longe desta ameaça. Saiba mais sobre o assunto para poder proteger seu bebĂȘ corretamente:
O que Ă© a pneumonia?
A pneumonia nada mais Ă© do que uma grave inflamação nos pulmĂ”es. O problema pode ser causado por vĂrus ou bactĂ©rias â muito mais comuns no Brasil. As principais bactĂ©rias causadoras da pneumonia sĂŁo pneumococo e hemĂłfilo, que tambĂ©m provocam a meningite.
Leia tambĂ©m: Como regular o sono dos bebĂȘs
Sintomas
Os sintomas da pneumonia sĂŁo febre, tosse, dores no peito e nas costas, tremores contĂnuos e apatia. A respiração dolorida tambĂ©m pode ocorrer.
Fatores de risco nos bebĂȘs
Algumas caracterĂsticas dos bebĂȘs podem ser agravantes para a ocorrĂȘncia da doença, e sĂŁo elas o baixo peso, a desnutrição e a deficiĂȘncia de vitamina A. Outros fatores de risco sĂŁo a poluição atmosfĂ©rica e a exposição Ă fumaça do cigarro.
Como tratar?
O primeiro passo é procurar um médico, jå que o tratamento envolve o uso de antibióticos. Casos mais amenos podem ser tratados em casa, enquanto outros necessitam de internação.
Confira ainda: Dentinho nascendo: dica para ajudar nesse momento
Prevenção é o melhor remédio
Os pais devem ficar atentos a gripes e resfriados que persistirem por mais de sete dias, especialmente quando hĂĄ tosse com catarro. AlĂ©m disso, quando a febre resistir em abaixar Ă© necessĂĄrio procurar um mĂ©dico com urgĂȘncia.
Crianças com alergias ou problemas respiratĂłrios devem receber ainda mais cuidados. A vacinação é ainda muito eficaz e deve ser realizada de acordo com a recomendação mĂ©dica, considerando a idade do bebĂȘ.
Por fim, o aleitamento materno Ă© fundamental para que o sistema imunolĂłgico do bebĂȘ se desenvolva corretamente e o proteja de inflamaçÔes e infecçÔes.